O Coordenador de Negócios da INNOSPACE, Arthur Bahdur, Chega ao 'Centro Espacial de Alcântara (CEA)' Para Coordenar a Tão Aguardada 'Operação Spaceward'

Prezados amantes das atividade espaciais!
 
No dia de ontem, 7 de outubro, o jovem Arthur Bahdur, atual coordenador de negócios da empresa sul-coreana INNOSPACE no Brasil e tenente da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB), publicou em sua página no LinkedIn um texto que merece destaque. Em sua publicação, Bahdur compartilha não apenas um relato inspirador de sua trajetória nas atividades espaciais, mas também informa a sua chegada ao Centro Espacial de Alcântara (CEA), onde atuará diretamente na coordenação da aguardada Operação Spaceward, que marcará o lançamento do Foguete HANBIT-Nano.
 
Vale lembrar que a janela de lançamento do HANBIT-Nano se estende de 13 de outubro a 7 de novembro — período durante o qual ocorrerá essa operação histórica para o setor aeroespacial brasileiro.
 
Confira, na íntegra, o texto publicado pelo coordenador de negócios da INNOSPACE:
 
“Partiu Alcântara!
 
Em 2019, recém-formado no ITA, fui designado para o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.
 
Não imaginava que, em 2025, voltaria para coordenar a maior operação de lançamento de foguete dos últimos 22 anos no Brasil.
 
A vida nem sempre segue o plano que traçamos — mas o futuro costuma revelar o motivo de cada acontecimento.
 
Quando descobri que iria para o CLA, confesso que não queria.
 
Meu objetivo era ficar em São José dos Campos, no Instituto de Aeronáutica e Espaço, trabalhando com propulsão - achei que era o que deveria fazer, pois assim ajudaria meu país a crescer no setor espacial. 
 
Mas o caminho certo, às vezes, vem por meios tortos — desde que você não se acomode, dê o seu melhor fora da zona de conforto e mantenha os olhos abertos para as oportunidades.
 
Durante quase quatro anos no CLA, participei de uma das coordenadorias de algumas das operações espaciais mais marcantes dos últimos tempos:
 
• Operação Cruzeiro (2021) – experimento hipersônico
 
• Operação Santa Branca (2022) – lançamento do VSB-30 com PSM brasileira e resgate no mar
 
• Operação Astrolábio (2022/2023) – primeiro lançamento privado de Alcântara e o maior com propulsão híbrida
 
Hoje, volto a Alcântara para coordenar a Operação Spaceward, um marco histórico: o lançamento de um foguete orbital a partir do Brasil, resultado de dois anos de muito trabalho, desafios inéditos e soluções a nível de país.
 
Me sinto grato — e, de certa forma, sortudo.
 
Mas como dizem: a sorte costuma perseguir quem trabalha duro.
 
Nas fotos:
 
1- Hoje, no barco a caminho de Alcântara
 
2- Minha primeira operação no CLA (2020 – FTB)
 
3- Minha última operação antes de sair da FAB (2022/2023 – Hanbit TLV)
 
O destino não nos leva onde queremos, mas exatamente onde precisamos estar."
 

Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários