Operação SPACEWARD: INNOSPACE Obtém Autorização de Lançamento da KASA e Extende a Sua Janela de Lançamento Para Acontecer Entre os Dias 28 de outubro e 28 de novembro

Prezados amantes das atividades espaciais!
 
Atenção, entusiastas das atividades espaciais! Em nota publicada nesta segunda-feira, 20 de outubro, a empresa sul-coreana INNOSPACE anunciou, por meio de seu site oficial, que recebeu autorização da Administração Aeroespacial da Coreia (KASA) para realizar sua primeira missão comercial: a tão aguardada Missão SPACEWARD. Com isso, a companhia se prepara para lançar, a partir do Centro Espacial de Alcântara (CEA), no Brasil, o Foguete Orbital HANBIT-Nano, que levará a bordo cargas úteis do Brasil, da Índia e da própria Coreia do Sul. A nota (disponível na íntegra abaixo) informa ainda que a janela de lançamento da missão foi estendida e agora está prevista para ocorrer entre os dias 28 de outubro e 28 de novembro. Fiquem ligados para mais atualizações
 
INNOSPACE Obtém Autorização de Lançamento Para a Primeira Missão Comercial ‘SPACEWARD’
 
20 de outubro de 2025
 

A INNOSPACE anunciou que se tornou a primeira empresa privada a obter uma autorização de lançamento comercial da Administração Aeroespacial da Coreia (KASA).
 
● KASA concede, pela primeira vez, autorização de lançamento comercial a uma empresa privada sul-coreana — “Atividades de prontidão para lançamento iniciadas”
 
● Missão ‘SPACEWARD’ — Transportando satélites e cargas úteis de clientes do Brasil, Índia e outros países
 
● KASA e Força Aérea Brasileira apoiam a prontidão estável de lançamento do HANBIT-Nano
 
A INNOSPACE anunciou que se tornou a primeira empresa privada a obter uma autorização de lançamento comercial da Administração Aeroespacial da Coreia (KASA). Com essa autorização, a INNOSPACE concluiu todos os procedimentos de aprovação para o lançamento inaugural do ‘HANBIT-Nano’ e iniciou oficialmente os preparativos para o lançamento.
 
A empresa finalizou a janela de lançamento para a missão ‘SPACEWARD’ com o HANBIT-Nano, agendada entre 28 de outubro e 28 de novembro (horário do Brasil). Com base nos procedimentos de operação de lançamento, estabilidade da missão e coordenação dos cronogramas operacionais integrados com a Força Aérea Brasileira, a janela original — de 28 de outubro a 7 de novembro — foi estendida até 28 de novembro. Essa extensão foi confirmada por meio de um processo de chamada pública conduzido pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e pela Força Aérea Brasileira, refletindo o apoio ativo dessas instituições para garantir condições ideais e um lançamento estável. A missão tem grande valor simbólico, por ser o primeiro lançamento comercial de uma empresa privada a partir de um centro de lançamento espacial brasileiro. A data e horário exatos do lançamento serão definidos em coordenação com a Força Aérea Brasileira, após uma análise completa das condições meteorológicas, verificações técnicas e status geral das operações. O lançamento ocorrerá no Centro Espacial de Alcântara (CEA), operado pela Força Aérea Brasileira, a partir da plataforma de lançamento própria da INNOSPACE.
 
A missão ‘SPACEWARD’ com o HANBIT-Nano marca o primeiro lançamento comercial da empresa, indo além de um voo de demonstração, ao transportar satélites e cargas úteis de clientes para a órbita terrestre baixa (LEO), a uma altitude de 300 km. Sob contratos assinados com cinco clientes do Brasil, Índia e Coreia do Sul, a INNOSPACE entregará um total de oito cargas úteis registradas — incluindo pequenos satélites e cargas experimentais não separáveis — além de um item simbólico de marca como carga útil não registrada. Entre as cargas registradas estão cinco pequenos satélites com finalidades práticas, como coleta de dados climáticos e ambientais, desenvolvimento tecnológico e educação, além de três cargas experimentais não separáveis para verificação de tecnologia e aquisição de dados no espaço. Além disso, por meio de uma parceria com a empresa sul-coreana de bebidas BREWGURU, a INNOSPACE levará um item simbólico de marca ao espaço, simbolizando o espírito pioneiro da nova era espacial.
 
“Essa autorização demonstra que o HANBIT-Nano atendeu a todos os requisitos de segurança, capacidade de missão, padrões ambientais e de segurança, reconhecendo oficialmente sua confiabilidade técnica e legal como o primeiro veículo de lançamento comercial aprovado para lançamento por uma empresa privada sul-coreana,” afirmou Soojong Kim, fundador e CEO da INNOSPACE. “Como a missão SPACEWARD não é apenas um teste de voo, mas um marco histórico que anuncia nossa entrada no mercado de transporte espacial comercial, toda a nossa equipe está comprometida em garantir um lançamento estável e bem-sucedido.”
 
“Desde o desenvolvimento do nosso primeiro veículo de lançamento comercial, o HANBIT-Nano, até a obtenção desta autorização de lançamento, essas conquistas só foram possíveis graças à cooperação ativa e apoio de instituições-chave como a Administração Aeroespacial da Coreia (KASA), o condado de Goheung, autoridades locais de bombeiros e polícia, e todas as organizações envolvidas. A INNOSPACE continuará a trabalhar em estreita colaboração com nossos parceiros para garantir uma gestão de segurança rigorosa e operações responsáveis durante todas as fases de desenvolvimento, preparação e lançamento de futuras missões, à medida que avançamos rumo a nos tornarmos um fornecedor confiável de serviços de lançamento,” acrescentou.
 
Acima de tudo, para o primeiro lançamento comercial do HANBIT-Nano, uma delegação do governo da Administração Aeroespacial da Coreia (KASA) visitará o local de lançamento para fortalecer a cooperação espacial entre a Coreia e o Brasil, revisar o sistema de gestão de segurança do lançamento e oferecer suporte para uma missão estável e bem-sucedida. Espera-se que essa visita sirva como um marco importante na ampliação da colaboração internacional e na construção de maior confiança global no futuro.
 
O nome da missão ‘SPACEWARD’ transmite o espírito de “Vamos em direção ao espaço,” simbolizando o primeiro passo da INNOSPACE rumo ao espaço com seu veículo de lançamento de dois estágios desenvolvido de forma independente, o HANBIT-Nano, levando satélites de clientes à órbita.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários