O Lançamento do Foguete Falcon Heavy da SpaceX Com o 'Módulo Lunar Griffin' da Astrobotic é Adiado Para 2026

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No dia de ontem (28/10), o portal Space.com noticiou que o lançamento do Foguete Falcon Heavy, da SpaceX, que transportará o Módulo Lunar Griffin da Astrobotic Technology, foi adiado para 2026. A missão tinha como meta inicial o lançamento para o final de 2025.
 
(Crédito da imagem: Astrobotic Technology Inc.)
Conceito do módulo lunar Griffin, da Astrobotic Technology, para o projeto Lunar CATALYST da NASA.

De acordo com a nota do portal, a próxima missão da SpaceX à Lua — e o próximo lançamento do foguete Falcon Heavy, com três propulsores — foi adiada para não antes de julho de 2026.
 
O módulo lunar Griffin-1, que transportará cargas da NASA e de empresas privadas — incluindo os rovers da própria Astrobotic e da Astrolab — terá que esperar um pouco mais antes de sua planejada viagem à Lua. A missão anteriormente estava programada para o final de 2025, mas aparentemente perderá esse prazo, de acordo com uma atualização publicada pela Astrobotic em 24 de outubro.
 
A missão marcará a segunda tentativa da Astrobotic de pousar na Lua, após o fracasso da Peregrine Mission One, em janeiro de 2024, que não conseguiu alcançar a Lua devido a um vazamento de propelente logo após o lançamento. O módulo Griffin está passando por integração de carga útil e testes de software nas instalações da empresa na Pensilvânia, onde também estão em andamento testes de propulsão e validação dos sistemas eletrônicos.
 
Assim como o Peregrine, o Griffin está sendo desenvolvido sob o programa CLPS (Commercial Lunar Payload Services) da NASA, que financia missões privadas à Lua para entregar cargas úteis em apoio ao Programa Artemis — a iniciativa da NASA para levar astronautas de volta à superfície lunar.
 
A NASA planejava originalmente enviar seu rover VIPER (Volatiles Investigating Polar Exploration Rover) a bordo do Griffin, mas essa missão foi cancelada em 2024, levando a Astrobotic a substituir o espaço da carga por um rover comercial: o FLIP (FLEX Lunar Innovation Platform), da Astrolab. (O VIPER foi recentemente “des-cancelado” e adicionado ao cronograma de uma missão lunar da Blue Origin, prevista para 2027.)
 
Além do FLIP, o Griffin transportará o CubeRover da própria Astrobotic, e várias cargas menores, incluindo:
 
* uma placa da Nippon Travel Agency, com mensagens de crianças do Japão para a Lua;
 
* a Galactic Library, um arquivo em Nanofiche destinado a preservar a humanidade;
 
* e a MoonBox, uma cápsula que levará “itens de todo o mundo” para a superfície lunar, segundo a atualização da empresa.
 
A Astrobotic informou que já concluiu quase toda a montagem da estrutura principal do Griffin, com componentes críticos — como propulsores, tanques de pressão, painéis solares e rampas de carga — já instalados com sucesso. O módulo aguarda agora a instalação de quatro tanques de propelente, após o que será preparado para testes ambientais de aceitação, que simulam várias fases da missão, como o lançamento, o voo espacial e a operação na superfície lunar. Paralelamente, a empresa também está realizando testes de qualificação dos motores antes da integração final.
 
O programa CLPS da NASA tem como objetivo estimular a economia lunar comercial, ao mesmo tempo em que fornece à agência serviços de entrega de baixo custo para a Lua. No entanto, atrasos e falhas iniciais no programa — como o problema do Peregrine ou os pousos mal-sucedidos dos módulos da Intuitive Machines, que tombaram e encerraram suas missões precocemente — chamaram a atenção. A capacidade da Astrobotic de se recuperar com o Griffin será, portanto, um teste crucial tanto para a empresa quanto para o programa CLPS.
 
Com as etapas de integração avançando e as principais cargas úteis a caminho dos testes, a Astrobotic afirmou que está mirando a próxima janela de lançamento viável, que se abre em julho do próximo ano. O lançamento será o 12º voo do foguete Falcon Heavy da SpaceX, que utiliza três propulsores Falcon 9 modificados durante a decolagem e a primeira fase do voo. Voos anteriores conseguiram recuperar os propulsores laterais do Falcon Heavy nas zonas de pouso da SpaceX na Costa Espacial da Flórida, mas nenhum ainda conseguiu pousar com sucesso o estágio central do foguete.
 
Brazilian Space
 
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