EUA Solicitam Novas Propostas Para Missão Lunar em Meio a Atrasos da SpaceX, Diz Chefe da NASA
Prezados amantes das atividade espaciais!
Credito: Space Daily
![]() |
| O Módulo de Pouso Lunar Tripulado proposto pela SpaceX que nunca saiu da promessa e das apresentações em powerpoint. |
Pois é amantes das atividades espaciais, a conta chega em algum momento, e chegou para os americanos. Segundo afirmou ontem o chefe da NASA, Sean Duffy, os EUA estão agora solicitando novas propostas para missão lunar em meio a atrasos da SpaceX.
Pois bem, este que vos fala já vinha alertando há bastante tempo: desde que a SpaceX foi oficialmente escolhida para fornecer ao Programa Artemis um módulo de pouso lunar baseado no seu trambolho espacial Starship, ficou claro que havia algo errado. Era uma tremenda furada, e a NASA corria um risco real de sair prejudicada — inclusive de perder a corrida para a China. O mais estranho, e até difícil de acreditar, é que a própria NASA, com toda a sua experiência e histórico, tenha se deixado cair nessa armadilha. Agora, com os atrasos e problemas acumulados, resta apenas uma alternativa viável para conseguir pousar na Lua antes dos chineses: o Blue Moon Mark II, da Blue Origin, empresa de Jeff Bezos. Bezos, por sinal, deve estar vibrando com essa virada de jogo — ao mesmo tempo que deve está sentindo o peso da enorme responsabilidade que caiu em seus ombros. Ele sabe que o tempo é curto e que os testes para qualificar o módulo de pouso serão muitos e exigentes, tanto na Terra, quanto na Lua, o que torna a missão ainda mais desafiadora. O primeiro passo para validar o sistema de pouso automático do Mark II será o sucesso do voo de teste do Módulo Mark I, modelo não tripulado da empresa, previsto para ocorrer ainda este ano ou, no mais tardar, no início do próximo. Seguiremos acompanhando de perto os desdobramentos dessa disputa lunar.
Credito: Blue Moon
![]() |
| Concepção artística do Modulo de Pouso Lunar não tripulado MARK I, passo crucial para tentar salvar os EUA da enrascada que se meteu. |
Pois então, de acordo com uma nota publicada ontem (20/10) no portal Space Daily, a NASA está buscando novas propostas para sua planejada missão à Lua, a fim de competir com a SpaceX, empresa de Elon Musk, que, segundo o chefe da agência espacial americana nesta segunda-feira, está "atrasada".
"Vamos ter uma corrida espacial entre empresas americanas competindo para ver quem realmente nos leva de volta à Lua primeiro", disse o administrador da NASA, Sean Duffy, em entrevista à Fox News. "Estou no processo de reabrir esse contrato. Acho que veremos empresas como a Blue [Origin] participando, e talvez outras."
A Blue Origin, fundada por Jeff Bezos, é a rival da SpaceX. Atualmente, essa empresa tem o contrato para a quinta missão planejada do programa Artemis, que vale bilhões de dólares.
"Eu adoro a SpaceX. É uma empresa incrível. O problema é que eles estão atrasados. Eles adiaram seus cronogramas e estamos em uma corrida contra a China", disse Duffy, que também é secretário de Transportes dos EUA.
"O presidente e eu queremos chegar à Lua ainda neste mandato presidencial, então vou reabrir o contrato."
O programa Artemis da NASA tem como objetivo levar humanos de volta à Lua, enquanto a China avança com um esforço rival que pretende realizar sua primeira missão tripulada até, no máximo, 2030.
O segundo mandato do presidente Donald Trump na Casa Branca tem colocado pressão sobre a NASA para acelerar seu progresso.
Mais tarde, Duffy disse no X (antigo Twitter) que os EUA estão "em uma corrida contra a China, então precisamos das melhores empresas operando em uma velocidade que nos leve à Lua PRIMEIRO."
Atualmente, a SpaceX detém o contrato, disse ele, mas "competição e inovação são as chaves para nossa dominância no espaço."
Trump, que anunciou o programa Artemis durante seu primeiro mandato, quer que a NASA retorne à Lua o quanto antes e também planeje uma viagem a Marte.
Diversos contratempos têm atrasado a missão tripulada para voar até a Lua — mas não aterrissar — conhecida como Artemis 2, mas a NASA afirmou recentemente que está programada para abril de 2026, podendo ser antecipada para fevereiro.
"Temos a intenção de cumprir esse compromisso", disse Lakiesha Hawkins, uma alta funcionária da NASA, em uma coletiva de imprensa no mês passado.
Três astronautas americanos e um canadense compõem a tripulação da Artemis 2, que deve ser a primeira a sobrevoar a Lua em mais de meio século.
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!


Comentários
Postar um comentário