Primeiro Foguete Reutilizável da China Fez Teste de Ignição Estática Antes do Voo de Estreia
Prezados amantes das atividade espaciais!
No dia de ontem (21/10), o portal Space.com noticiou que a empresa chinesa LandSpace realizou um teste de ignição estática com seu Veículo Lançador de aço inoxidável Zhuque-3 antes do voo de estreia, o primeiro foguete reutilizável da China que se parece muito com o confiável Falcon 9 da SpaceX.
De acordo com a nota do portal, o primeiro foguete reutilizável da China acaba de dar um grande passo rumo ao voo. a empresa chinesa LandSpace realizou um teste de ignição estática com seu lançador de aço inoxidável Zhuque-3 na segunda-feira (20 de outubro), mantendo o foguete no cronograma para um voo inaugural previsto para ocorrer antes do final do ano.
O teste de ignição estática — um ensaio comum antes do lançamento, no qual um foguete aciona seus motores enquanto permanece ancorado à plataforma — encerrou a “primeira fase” da campanha de voo inaugural do Zhuque-3, segundo a LandSpace.
(Crédito da imagem: LandSpace)
![]() |
| A empresa chinesa LandSpace realiza um teste de ignição estática com seu foguete reutilizável Zhuque-3 em 20 de outubro de 2025. |
Essa fase também incluiu um teste de abastecimento, que, assim como o teste de ignição, aconteceu na Zona Piloto de Inovação Espacial Comercial de Dongfeng, no noroeste da China.
"O veículo seguirá agora para o ensaio de integração vertical planejado, antes de retornar à zona técnica para inspeção e manutenção, em preparação para seu próximo lançamento orbital e recuperação do primeiro estágio", disse a LandSpace pela rede X (antigo Twitter) na segunda-feira.
O Zhuque-3 se parece bastante com o Falcon 9 da SpaceX, que também conta com um primeiro estágio reutilizável e um segundo estágio descartável. Assim como o Falcon 9, o propulsor do Zhuque-3 é alimentado por nove motores — neste caso, os Tianque-12A, desenvolvidos internamente pela LandSpace.
O motor Tianque-12A utiliza propelentes de metano líquido e oxigênio líquido (LOX) — uma diferença importante em relação ao Falcon 9, cujos motores Merlin queimam LOX e querosene de grau espacial. (O motor de próxima geração da SpaceX, o Raptor, que alimenta o megafoguete Starship, também utiliza LOX e metano líquido.)
Com 66 metros de altura, o Zhuque-3 pode transportar cerca de 18.300 quilos para a órbita baixa da Terra (LEO). Isso o coloca em uma categoria semelhante à do Falcon 9, cuja capacidade para a LEO é de 22.800 quilos.
O teste de ignição estática de segunda-feira foi o mais recente de uma série de marcos importantes para o Zhuque-3. Por exemplo, a LandSpace realizou testes de lançamento e pouso em baixa altitude com o veículo no ano passado, além de um teste de ignição estática em junho deste ano.
Sediada em Pequim e fundada em 2015, a LandSpace também opera o Zhuque-2, um foguete descartável. Em julho de 2023, esse foguete se tornou o primeiro veículo movido a LOX-metano a alcançar a órbita terrestre. Essa estreia marcou o início de quatro lançamentos bem-sucedidos consecutivos para o Zhuque-2, mas o foguete falhou em sua decolagem mais recente, em agosto deste ano.
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários
Postar um comentário