Argentina Integra o Primeiro Receptor GPS Espacial de Fabricação Nacional ao Satélite SABIA-Mar
Prezados entusiastas da exploração espacial,
Enquanto o atual governo brasileiro segue operando sua incansável Fábrica de Falácias e Narrativas — como já ficou evidente nas matérias publicadas pelo BS no dia de hoje —, ontem (09/10), o portal ESPACIOTECH noticiou um importante avanço tecnológico vindo da Argentina. A Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CONAE) concluiu a integração do AGR-T (Austral GNSS Receiver – Technological), o primeiro receptor GPS 100% argentino desenvolvido para aplicações espaciais, ao Satélite SABIA-Mar. Trata-se de mais um passo significativo rumo à autonomia tecnológica do país vizinho.
De acordo com a nota do portal, o AGR-T, desenvolvido pelo grupo SENyT da Faculdade de Engenharia da Universidade Nacional de La Plata (UNLP), constitui um instrumento crítico para a navegação e o posicionamento preciso do satélite em órbita. Até agora, esse tipo de equipamento precisava ser importado, por isso seu desenvolvimento marca um marco na consolidação de capacidades locais em eletrônica de alta complexidade para o setor espacial.
Um Salto na Soberania Tecnológica
O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Darío Genua, destacou que “esse desenvolvimento não é apenas uma conquista técnica, mas uma demonstração concreta do que podemos fazer quando articulamos ciência, tecnologia e indústria”.
Crédito: CONAE
Por sua vez, Raúl Kulichevsky, diretor executivo e técnico da CONAE, ressaltou que “todas as missões satelitais da agência têm se caracterizado por impulsionar o desenvolvimento tecnológico nacional” e destacou que o AGR-T “é mais uma amostra do impulso que queremos continuar dando ao crescimento sustentável do país”.
O processo de design e fabricação do AGR-T envolveu desafios técnicos de alta precisão, entre eles a qualificação de componentes eletrônicos, a soldagem especializada e o desenvolvimento do software de navegação. O desempenho do sistema será avaliado em órbita, onde seus dados serão comparados com os do GPS principal para validar sua confiabilidade e precisão.
Integração ao SABIA-Mar
O receptor foi recentemente integrado à plataforma de voo do satélite SABIA-Mar, atualmente em construção nos laboratórios da INVAP (Bariloche) sob contrato da CONAE. O projeto encontra-se na fase final de integração do modelo de voo, enquanto o modelo de engenharia já foi concluído.
Durante a missão, o SABIA-Mar — destinado à observação do oceano e das costas sul-americanas — permitirá validar o AGR-T como uma tecnologia espacial de origem nacional, abrindo caminho para seu uso em futuras missões argentinas e regionais.
Aproveitamos para agradecer publicamente ao nosso amigo e apoiador argentino Martín Marteletti, pelo envio dessa informação.
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!



Este satélite é tido como uma cooperação conjunta Brasil e Argentina...mas ele é mais argentino que Brasileiro ? Por que só tem a bandeira Argentina e não a brasileira se é cooperação ? Só a Argentina vai assumir agora ?
ResponderExcluirOlá Ricardo!
ExcluirNa verdade no Programa SABIA-MAR são agora dois satélites, e esse primeiro será integralmente Argentino. O Governo Lula quando assumiu se apressou para agendar com os Argentinos um puxadinho, transformando o Satélite Amazônia 1B, que já estava em desenvolvimento a toque de caixa no LIT, no SABIA-MAR-B, ou como o Prof. Rui o chama, ou seja, no Sabiazônia. Enfim...