Live Especial: Satélite Jussara-K - Missão, Desenvolvimento e Perspectivas
Caros amantes das atividade espaciais!
Nesta quarta-feira, 01 de outubro, às 20h, teremos o grande prazer de receber o Octávio Bogarim (CEO da startup Epic of Sun) e o Dr. Luis Claudio de Oliveira Silva (professor da UFMA e do líder do Laboratório de Eletrônica e Sistemas Embarcados Espaciais LABESEE / UFMA, para falarmos sobre sobre o Cubesat Jussara-K, carga útil do primeiro voo de qualificação do Foguete HANBIT-Nano.
Octávio Bogarim
É engenheiro físico pela Universidade de São Paulo e fundador da Epic of Sun. Possui experiência em gestão de projetos aeroespaciais, incluindo nanossatélites e foguetes de sondagem. Atualmente, lidera iniciativas que unem inteligência artificial embarcada e tecnologia espacial para aplicações em agricultura, mineração e monitoramento ambiental.
Dr. Luis Claudio de Oliveira Silva
É Doutor em Engenharia Elétrica com linha de pesquisa em Processamento de Sinais e Aprendizagem de Máquina pela Universidade Federal do Maranhão. Professor da Engenharia Aeroespacial da UFMA onde é o líder do Laboratório de Eletrônica e Sistemas Embarcados Espaciais LABESEE. Coordenador do segmento espacial das Missões Aldebaran-1 e Jussara-K. Desenvolve pesquisas em sistemas espaciais para nanossatélites, processamento digital de imagens, aprendizagem de máquina, sistemas embarcados microcontrolados, FPGA/VHDL e sistemas de tempo real usando FreeRTOS.
Jussara - K:
A missão do CubeSat Jussara-K é o testar uma carga útil baseada em Inteligência Artificial (IA) para contribuir com a proteção e monitoramento do meio ambiente, a partir de órbita baixa da Terra, a cerca de 500 km de altitude. Desenvolvido em parceria entre a startup Brasileira Epic of Sun e o LABESEE da UFMA, o projeto visa também impulsionar o setor aeroespacial e a formação de alunos no Brasil. O nome Jussara-K é uma referência a uma fruta regional e a "smallsat" (satélite pequeno), a categoria do Jussara-K.
Detalhes da Missão:
- Objetivo principal: Testar uma carga útil inovadora baseada em Inteligência Artificial no espaço.
- Objetivos secundários: Contribuir para a proteção e monitoramento do meio ambiente e impulsionar o setor aeroespacial brasileiro.
Parceria: Epic of Sun e o LABESEE da UFMA.
Local de Lançamento: Base de Alcântara (CLA).
Nome Jussara-K:
- Jussara: Nome de uma fruta regional, cultivada no Maranhão, e que não é chamada de açaí.
- K: Referência a "smallsat", a categoria do satélite, que significa satélite pequeno.
Epic of Sun:
Epic of Sun está desenvolvendo satélites com IA embarcada para fornecer insights em tempo real para agricultura, mineração e desastres ambientais. Ao processar dados diretamente em órbita, reduzimos latência e custos, permitindo decisões mais rápidas na Terra. Nossa missão é tornar o mundo um lugar melhor através do espaço.
Curso de Engenharia Aeroespacial da UFMA e o LABESEE:
A Graduação Superior em Engenharia Aeroespacial da Universidade Federal do Maranhão está localizado no Campus Bacanga na cidade de São Luís, sob a coordenação do Prof. Dr. Carlos Brito. É neste curso que está lotado o Laboratório de Eletrônica e Sistemas Embarcados Espaciais LABESEE onde se realiza projetos e pesquisas dedicadas ao desenvolvimento de sistemas satelitais.
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário