LNA Divulga Resultado do Concurso de Astronomia Para Estudantes
Olá leitor!
Segue abaixo uma nota da postada hoje (27/11) no site da
Agência Espacial Brasileira (AEB), destacando que o Laboratório Nacional de
Astrofísica (LNA) divulgou o resultado do Concurso de Astronomia Para Estudantes.
Duda Falcão
LNA Divulga Resultado do Concurso
de Astronomia Para Estudantes
LNA
Foto: Divulgação/LNA
Equipamento de observação no LNA.
|
Brasília, 27 de novembro de 2015 – O Laboratório Nacional
de Astrofísica (LNA), em Itajubá (MG), divulgou ontem (26) o resultado do
concurso de astronomia para estudantes. Indicando um objeto astronômico para
ser observado e fotografado pelo Telescópio Soar, no Chile, jovens de todo o país
apresentaram 547 propostas, sendo 262 de estudantes do Ensino Fundamental e 285
do Ensino Médio.
As estudantes de São Paulo Camila Naomi Kunitake, de 17
anos, e Yasmim Tami Paulino Shimomichi, de 16 anos, venceram na categoria
Ensino Médio com a escolha da Galáxia NGC 1187, e visitarão as instalações do
Soar.
Outra galáxia, a NGC 4027, foi indicada pelos estudantes
Breno Casemiro Lorena Rios dos Santos e Giovanna Ramon Luiz Neto, de 14 anos,
de Taubaté (SP). Eles venceram na categoria Ensino Fundamental com a indicação
de uma galáxia identificada pelo astrônomo americano Halton Arp. Com o primeiro
lugar no concurso, eles conhecer as instalações do LNA, incluindo o
Observatório Pico dos Dias.
Breno e Giovanna receberam o apoio do professor de
Geografia Felipe dos Santos na escolha e apresentação do objeto astronômico. O
professor conta que a escolha da galáxia de Arp não foi fácil. “Na verdade, foi
um grande trabalho de garimpagem, porque há inúmeros objetos que podem ser
observados, mas foi muito importante para inspirar e despertar o interesse dos
alunos pela ciência”, conta ele.
O envolvimento dos professores é um dos grandes méritos
do concurso de astronomia para estudantes do LNA. Segundo o astrônomo Luciano
Fraga, o concurso cresce a cada ano. Este ano, foram 100 inscrições a mais em
relação a 2014. “Isso revela o interesse, sobretudo, dos professores em motivar
os alunos no aprendizado da ciência”, comemora.
Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)
Comentários
Postar um comentário