2014 Se Foi. Será Que o Governo Terá Compromisso Com o PEB em 2015?
Olá leitor!
Pois é caro amigo, e mais um ano está indo embora sem que
o desgoverno da "Ogra" tenha cumprido nem mesmo 50% de suas promessas no âmbito de nosso
Programa Espacial. Apesar disso, o Blog tem de reconhecer que o ano de 2014 foi
atípico se levarmos em conta o lançamento bem sucedido do primeiro cubesat
brasileiro, o NanosatC-Br1, do Satélite CBERS-4 e da realização da Operação
Raposa (primeiro lançamento de um motor-foguete líquido desenvolvido no Brasil)
que, mesmo sendo conquistas modestas (se consideramos os 53 anos das atividades
espaciais brasileiras) foi o que deu para realizar com o lamentável e
vergonhoso desgoverno que temos.
Diante disto as promessas do governo não realizadas este
ano (Operação Santa Bárbara I e II (VLS-1 VSISNAV), Operação São Lourenço (SARA
Suborbital I), o lançamento do Cubesat AESP-14, do Tubesat Tancredo-1 e do Nanosatélite SERPENS, se juntam em 2015 as outras previsões, como o lançamento
do Nanosatélite ITASAT-1, do Cubesat 14-BiSat, o lançamento do primeiro VSB-30
do 4º AO (Anúncio de Oportunidade) do
Programa Microgravidade da AEB, e as missões estrangeiras que estão previstas
para acontecerem com foguetes brasileiros na Suécia e na Noruega (Cryofenix, TEXUS
51, 52, 53, MAIUS, MAPHEUS-5, MASER-13 na Suécia e as missões da
Noruega que ainda não forma definidas pelo Andoya Space Center –ASC).
Vale dizer que apesar do pouco realizado este ano no PEB
o ano de 2014 passa a ser um dos mais produtivos nos últimos dez anos se
levarmos em conta a falta de compromisso dos governos civis para com o nosso
Programa Espacial desde o Desgoverno Fernando Collor de Mello, até porque outras
conquistas e ações de menor expressão foram alcançadas e realizadas durante
este ano e merecem serem lembradas aqui no Blog.
Se não vejamos: Em março o Instituto Nacional de
Pesquisas Espaciais (INPE) anunciava que havia qualificado os propulsores para
o Satélite Amazônia-1 (veja aqui).
Em junho o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) anunciava
a realização bem sucedida do Ensaio do Gerador de Gás do Motor L75 (veja aqui).
Ainda em junho o CLA/IAE anunciava que havia feito testes o com combustível líquido de foguetes
visando à realização da Operação Raposa (veja aqui).
Em julho o IAE
anunciava que havia realizado com sucesso um Ensaio de Queima em Banco de Provas do Motor S30 visado com isto
preparar este motor para as futuras operações de lançamento no Brasil e na
Europa (veja aqui).
Em setembro o IAE
anunciava que havia realizado com sucesso o Primeiro Ensaio Funcional do
Dispositivo Yo-yo do VS-40M da “Operação São Lourenço - SARA Suborbital 1” (veja aqui).
Em novembro a
MECTRON anuncia a entrega ao IAE dos equipamentos para Plataforma SARA Suborbital 1 (veja aqui).
Em dezembro o INPE anunciava que estava discutindo com a
NASA e o ITA uma Missão na Área de Clima Espacial (Veja aqui).
Dia 04 de dezembro o IAE anunciava que de 23 de Novembro a 06 de
Dezembro estaria realizando a Pré-Campanha
da Operação São Lourenço (veja aqui).
Dia 10 dezembro
era anunciado o sucesso do Primeiro Chip Espacial Brasileiro produzido pela Santa Maria Design House (SMDH), da Universidade Federal de
Santa Maria (UFSM), durante a
realização da missão do Cubesat NanosatC-Br1 (veja aqui).
Também em
dezembro o INPE anunciava o Desenvolvimento de
um novo Transponder para Satélites
de Coleta de Dados Ambientais (veja aqui).
Já o IAE
anunciava a realização bem sucedida da Segunda Campanha de Ensaio de Queima do Motor Foguete Híbrido - H1 (veja aqui).
No
dia 22 de dezembro o INPE anunciava
ter solicitado ao Instituto
Nacional da Propriedade Industrial (INPI) o registro de um Programa SATCS Para
Controle de Satélites (veja aqui).
E por fim no dia 29 de dezembro o DCTA/IAE e a FUNCATE anunciaram a assinatura de um Convênio que desburocratiza o desenvolvimento do veículo VLM – 1 (veja aqui).
Pois é leitor, como você mesmo pode notar se consideramos
a pequena e insignificante importância do PEB perante ao desgoverno da “Ogra”
nos últimos quatro anos, até que o ano de 2014 não foi dos piores e caso as
promessas e previsões feitas sejam realmente cumpridas em 2015, este ano poderá
ser um marco na história do Programa Espacial Brasileiro (PEB), mas sinceramente com
a “Ogra” no poder, não adianta alimentar falsas esperanças.
Duda Falcão
Caro Duda, obrigado pela "retrospectiva aeroespacial". Uma pergunta: Após as duas falhas do VS-30 (acho que ocorreram em 2012 e 2013 e ambas em Andoya), você acha que o foguete poderá ser substituído? Abração e feliz ano novo.
ResponderExcluirOlá Sr. Antônio Carlos Foltran!
ExcluirNão há o que agradecer é o nosso trabalho. As falhas ocorridas foram a atribuídas ao Motor Improved Orion (a primeira delas) de origem norte-americana e a segunda a tubeira do motor S-30 brasileiro, ambos motores utilizados no foguete VS-30/Orion. O bem sucedido teste do motor S-30 ocorrido em 2014 (veja no artigo) foi justamente para qualificar a nova tubeira deste motor que agora está apto para ser usado em todo foguetes que se utilizam dele, ou seja, o próprio VS-30/Orion, o VSB-30 e evidentemente o VS-30., tá ok amigo?
Abs e Feliz Ano Novo
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)