INPE Pede Mais Verbas e Funcionários ao Mercadante

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada hoje (04/08) no site do “VNews” destacando o INPE pediu mais verbas e funcionários para o ministro Aloizio Mercadante durante a solenidade de comemoração pelos 50º Aniversário do instituto.

Duda Falcão

Nossa Região

INPE Pede Mais Verbas e Funcionários
para Ministro da Ciência e Tecnologia

Aloizio Mercadante esteve na cerimônia
oficial de aniversário do Instituto

04/08/2011
Atualizado em: 19h04min

A semana de aniversário do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - é de festa, pelos cinqüenta anos, mas também de cobranças por mais funcionários e um orçamento maior.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, veio de Brasília para a cerimônia oficial de aniversário do INPE, nesta quinta-feira (4). O Instituto homenageou funcionários e recebeu homenagens.

O INPE ganhou o título de reconhecimento público da Câmara de São José dos Campos. E a presidente Dilma Roussef enviou uma mensagem, lida para os servidores públicos.

O INPE divulgou hoje o plano diretor para os próximos quatro anos. Esse documento deve guiar as ações do Instituto e cita metas ambiciosas. Até 2014 o Inpe deve lançar três novos satélites. Outros sete devem surgir até 2020 em projetos brasileiros ou com parcerias internacionais.

São metas que também dependem de investimento em funcionários. Uma cobrança que o diretor do INPE, Gilberto Câmara, fez em público ao ministro Mercadante.“A demanda do INPE é pequena, relativo ao que se pensa em termo de contas públicas. E que isso seja entendido como um grande investimento no futuro do Brasil”.

Segundo Gilberto Câmara, o INPE precisa de pelo menos 600 contratações e um orçamento que seria quase o dobro do atual.

O sindicato do setor aeroespacial estendeu faixas com reivindicações. Quer mais funcionários, melhores salários e discussão sobre a possível fusão do INPE com a Agência Espacial Brasileira. De acordo com o presidente do sindicato, Fernando Santos, "a fusão seria um passo seguinte, primeiro vamos cuidar das necessidades básicas urgentes”.

O ministro Mercadante disse que as medidas são prioridades do Ministério. “Nós já estamos em negociações bastante avançadas e faremos a reposição de todos esses técnicos e analistas que faltam hoje para a gente manter a qualidade das pesquisas. Esperamos isso para daqui até o ano que vem, se possível ainda para o segundo semestre, nós temos expectativa de começarmos a fazer os concursos públicos. Há uma unidade hoje dentro do Ministério de Ciência e Tecnologia de que essa é uma das grandes prioridades administrativas do Ministério”.

Jornal 2ª Edição da TV Vanguarda - 04/08/2011


Fonte: Site VNews - http://www.vnews.com.br/

Comentário: Pois é leitor, o ministro chegou, deu vários tapinhas nas costas, falou bonito fazendo várias promessas como de costume, mas a verdade é que não apresentou nada de concreto. Lamentável, mas nada que não fosse já esperado.

Comentários