CLA Realiza Lançamento Bem Sucedido de Foguete FTI

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (27/09) no site da Força Aérea Brasileira (FAB) destacando o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) lançou ontem de forma bem sucedida um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) como parte das atividades da “Operação Águia II/ 2019”.

Duda Falcão

AEROESPACIAL 

CLA Lança Foguete de Treinamento Intermediário 

O lançamento fez parte da Operação Águia II/ 2019

Por Tenente Emília Maria
Edição: Agência Força Aérea
Revisão:  Major Monteiro
Fonte: CLA
Publicado: 27/09/2019 - 14:34

Fotos: Soldado Alberto/CLA

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou na tarde de quarta-feira (25/09) o lançamento de um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) na Operação Águia II/ 2019. Além do treinamento operacional das equipes envolvidas e teste de equipamentos em solo associados às operações de lançamentos em Alcântara, a operação teve por objetivo dar andamento ao processo de verificação do novo sistema de terminação de voo, recentemente adquirido pelo Centro visando a realização da teledestruição remota de foguetes em situações previstas.

O lançamento ocorreu às 14h11 pelo horário de Brasília com o veículo atingindo 52 quilômetros de altitude máxima (apogeu). Em um total de cinco minutos e três segundos, o FTI percorreu 75 quilômetros de distância entre a plataforma de lançamento e o local de término do rastreio sobre a costa alcantarense.

“Nosso 487º lançamento de um veículo em Alcântara se mostrou importante para atestar o grau de maturidade da equipe envolvida e eficácia dos meios de solo. Especificamente nessa operação, testamos, pela terceira vez com sucesso, o novo sistema de terminação de voo do CLA, equipamento essencial para novos saltos evolutivos que o Centro vivenciará nos próximos anos”, explica o Diretor do CLA, Coronel Aviador Marco Antônio Carnevale Coelho.


Participaram da Operação Águia II/ 2019, a Marinha do Brasil realizando interdição marítima, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realizando interdição aérea, a Ala 9 por meio dos Esquadrões Tracajá (1º ETA), realizando transporte de pessoal, e Netuno (3º/7º GAV), responsável pela varredura de área marítima, a Ala 10 com o Esquadrão Falcão (1º/8º GAV), prestando apoio a eventual evacuação aeromédica,  além das equipes operacionais do CLA e de suporte logístico do Grupamento de Apoio de Alcântara (GAP-AK) e apoio médico do Esquadrão de Saúde de Alcântara (ES AK).


A atividade integra o projeto Foguete de Treinamento (FOGTREIN) desenvolvido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) com a indústria nacional e suporte da Agência Espacial Brasileira (AEB) que desde 2009 dota os centros de lançamentos nacionais de capacidade operacional por meio dos foguetes que compõem a família FOGTREIN, tanto o Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) quanto o Foguete de Treinamento Básico (FTB). 

Experimento Educacional 

A Operação Águia II/ 2019 também serviu de preparação para um experimento desenvolvido pela rede municipal de ensino de São José dos Campos (SP) sob a orientação de professores e voluntários de instituições de pesquisa e desenvolvimento e da indústria aeroespacial.


Batizado de Sistema de Aquisição de Dados de Navegação Joseense - versão A (SANJ-A), o mecanismo deverá ser capaz de monitorar a aceleração e giro em três eixos, bem como a temperatura ambiente, por meio de uma MPU-6050, acoplada a um Arduíno Nano, que fará a filtragem dos dados e os transmitirá da carga-útil do FTI via telemetria às estações de Telemedidas do CLA.

Nesse primeiro momento, duas professoras da rede municipal de São José dos Campos acompanham a execução da operação de lançamento e realizam testes com o experimento, a carga útil do FTI e a transmissão de sinal via temeletria para eventuais ajustes visando participação futura do equipamento em voo do veículo com a presença de professores e alunos integrantes do experimento na próxima Operação Águia a ser realizada pelo CLA no ano de 2020. 


Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB) - http://www.fab.mil.br

Comentário: Bom leitor, mais uma dessas operações de treinamento e pelo que parece esta finalizado definitivamente as atividades de lançamento do CLA em 2019. Como já desconfiávamos, a voo teste do foguete VS-50 ficou mesmo para algum momento do ano que vem, isto é, se a Avibrás conseguir entregar o motor pronto para teste sem mais atrasos, coisa leitor que, até que me provem o contrário, eu duvido. Com isso o prazo de voo do VLM-1 em 2021 pode está indo para as cucuias, e assim a data de 2022, prevista em julho de 2010, pelo então Secretário "Guru", Samuel Pinheiro Guimarães, da Secretária de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República do Governo do meliante Luiz Inácio ‘Lula’ da Silva (veja aqui) começa a se aproximar. Curioso, não, rsrsrsrsrsrs, pois é essa gente não vale nada. Entretanto leitor na notícia acima o de positivo podemos citar o experimento educacional batizado de Sistema de Aquisição de Dados de Navegação Joseense - versão A (SANJ-A) desenvolvido pela rede municipal de ensino de São José dos Campos (SP), e que em breve deverá ser testado nesses foguetes de treinamento. Acredito que a galera da GARATÉA-E deveria investigar a possibilidade de uma parceria com a FAB neste sentido.

Comentários

  1. Triste ver toda esta infraestrutura servir para tão pouco... Duda, você como profundo conhecedor do programa espacial Brasileiro, a história dele, poderia fazer a qualquer momento, talvez quando você estiver de folga, um levantamento de quantos "bilhões de dólares" já foram gastos em nosso programa espacial, sem falar de salários, que nunca obteve sucesso em lançar um foguete ou satélite pelos próprios meios. Seria interessante. Talvez uma pesquisa no Diário Oficial da União... eu não sei exatamente... Não seria uma pesquisa fácil, mas traria a tona toda "nossa" incompetência. Ainda que em estimativa, foram gastos mais de dez bilhões de dólares?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Victot! É isso que o governo Bolsonaro esta tentando fazer com o AST, ou seja, dar uma utilidade comercial a esse caríssimo equipamento. Quiçá ele consiga.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. Duda Falcão ?

    Eu fiquei surpreso em ver essa primeira Foto !

    você poderia nos informar que essa foto atual da Rampa de Lançamento , vejo que acrescentaram mais uma Rampa de Lançamento

    vemos o Foguete FTI ser Lançado em uma Rampa a Frente e vejo também uma segunda mais ao fundo !

    Duda Falcão, você tem alguma informação da necessidade de existir duas rampas de lançamento no momento ?

    gostei de ver essa Foto , que para mim é algo novo, pois antes eu só avistava uma rampa de lançamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Anonimo!

      Nao creio, acho que é o lançador que foi danificado na explosão do VS40 e estava sendo recuperado. O FTI deve ter sido lançado do lançador movel que foi deslocado do CLBI, logo apos esse acidente com o VS40. Ta ok?

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
    2. Duda Falcão - (Blog Brazilian Space) , o lançador que foi danificado na explosão do VS40 , será que já foi recuperado ?

      O lançador movel que foi deslocado do CLBI , e como ficou o CLBI ?

      Já que o CLBI deslocou o seu lançador móvel para CLA , então como está o CLBI hoje ?

      Será que o CLBI está sem nenhum lançador , já que o seu foi foi deslocado para o CLA.

      as minhas dúvidas , são as mesmas de muitas outras pessoas que acompanham o PEB

      Obrigado ! , pela atenção.

      Excluir
    3. Ola Unknown!

      Não, o CLBI não esta sem lançador, o centro tem o seu lançador fixo ativo. O lançador movel foi adquirido pela FAB anos atrás justamente para atender a essas emergencias e no momento se encontra no CLA.

      Agora quanto ao se o lançador fixo do CLA ja foi recuperado, eu não tem como afirmar, porém como parece que esse foguete FTI foi lançado do lancador movel, creio que ele ainda esta sendo .

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  3. Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    Obrigado pelos dados fornecidos ;

    agora eu estou entendendo o que é apresentado na FOTO acima

    eu gosto muito de estudar o nosso PEB

    hoje, 2/10/2019 eu ao ler as suas explicações sobre a FOTO a cima , me fiz uma nova Pergunta

    já que o lançador movel que foi adquirido pela FAB , está no momento no CLA , então este mesmo lançador movel que foi adquirido pela FAB pode , caso se precise , ser levando e instalado em qualquer coordenada do territória brasileiro !

    exemplo , caso queiram este lançador movel que foi adquirido pela FAB, pode ser usado na praia do CASINO , ou na Amazônia , no Pantanal , enfim pode ser levado a qualquer parte do território, se precisar fazer um Lançamento de um Foguete Sond Sub-Orbital Brasileiro .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Sim essa é a ideia básica. Ele fica empacotado, esperando a oportunidade de ser usado, seja no CLBI, no CLA, ou em qualquer parte do território nacional quando assim se tornar necessário, valeu?

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário