Espaçonaves Ganham Novo Combustível à Base de Plasma de Água

Olá leitor!

Segue abaixo uma interessante notícia postada dia (29/09) no site “Canaltech” destacando que Espaçonaves ganham novo combustível à base de plasma de água.

Duda Falcão

Home - Ciência – Espaço

Espaçonaves Ganham Novo Combustível à Base de Plasma de Água

Por Daniele Cavalcante 
Canaltech
Fonte:  Space News
29 de Agosto de 2019 às 20h00

Cada vez mais empresas espaciais privadas estão experimentando novos propelentes para substituir os componentes tóxicos e corrosivos tradicionalmente usados para impulsionar as espaçonaves. Uma delas é a Tesseract, que desenvolveu um combustível de hidrazina, e agora é a vez da startup Momentus. Ela está realizando testes em órbita com propulsão de plasma de água e outros elementos-chave, e até o momento tem sido bem-sucedida.

Os testes são realizados em seu próprio veículo de transporte espacial, chamado Vigoride. "Os testes em órbita demonstraram pela primeira vez que a tecnologia de plasma eletrotérmico por microondas tem potencial para atingir um alto impulso específico usando propulsor de água", disse o CEO da Momentus, Mikhail Kokorich. "A propulsão a plasma de água agora está tecnologicamente madura o suficiente para ser base em missões operacionais de transporte no espaço".

Nos próximos meses, a Momentus planeja continuar usando o propulsor de plasma de água e realizando manobras espaciais com a espaçonave El Camino Real, lançada em julho. Os engenheiros vão comparar os resultados dos testes em órbita com os resultados dos testes de solo para validar o projeto. "O objetivo da missão El Camino Real era demonstrar a nossa principal tecnologia de propulsão, para que clientes, investidores e partes interessadas pudessem ter absoluta confiança de que a Momentus entregará suas cargas em uma determinada órbita", disse Kokorich. O Vigoride e o Vigoride Extended são veículos espaciais projetados para levar pequenos satélites à órbita da Terra.

Além da propulsão a plasma de água, a Momentus está testando os subsistemas do Vigoride na missão El Camino Real, incluindo software de voo, aviônicos, sensores de atitude, microondas e sistema de energia. Durante uma operação, a água congelou no interior do propulsor da nave espacial, mas tudo já estava preparado para funcionar normalmente nesse cenário. "O sistema provou ser altamente resiliente", afirmou a empresa. "Todas as unidades foram verificadas com sucesso para operar como esperado".


Fonte: Site Canaltech - https://canaltech.com.br 

Comentário: Bom, bom, muito bom mesmo. É realmente louvável que a humanidade continue sempre buscando novas tecnologias de propulsão espacial. Entretanto leitor, até que me provem do contrário, a tecnologia de vanguarda que melhor se projeto para trazer resultados eficientes a serem empregados em naves espaciais tripuladas capazes de cruzar os confins de nosso sistema solar com a velocidade que necessitamos, continua sem duvida sendo a ‘Propulsão Nuclear’, e nela investimentos vultosos deferiam esta sendo empregados. No Brasil temos o ‘Projeto TERRA’ que visa à busca de motores nucleares capazes de atingir esse objetivo entre outros.

Comentários

  1. Ou eu não li direito ou não ficou específico de onde esta empresa é. Americana ou Russa? Eu nunca ouvi falar desta tal espaçonave "El Camino Real"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Victor!

      Eu também não havia até esse momento ouvido falar dessa empresa e muito menos de sua espaçonave "El Caminho Real", mas a notícia tem procedência devido a fonte, e pesquisando na net eu descobri que a startup 'Momentus' tem sede em Santa Clara, na Califórnia (EUA). Saiba mais pelo link: https://momentus.space/rides/, valeu?

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário