Novo Estudo Pode Explicar Mistério do Clima de Vênus, Sugerindo Inclusive a Presença de Vida no Planeta

Olá leitor!

Segue abaixo uma interessante notícia publicada dia (01/09) no site do Sputnik News Brasil, destacando que um novo estudo pode explicar mistério do clima de Vênus, sugerindo inclusive presença de vida no planeta.

Duda Falcão

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Novo Estudo Pode Explicar Mistério do Clima de Vênus, Sugerindo Presença de Vida no Planeta

Sputnik News Brasil
01/09/2019 - 11:47

© Foto : JAXA/ISAS/DARTS/Damia Bouic

Os cientistas conseguiram estabelecer a ligação entre as estranhas "manchas" que absorvem a radiação presentes nas nuvens de Vênus e os padrões climáticos na atmosfera do planeta.

Os investigadores que estão tentando descobrir os mistérios de Vênus conseguiram alcançar mais um avanço, recebendo informações pormenorizadas sobre como as formações misteriosas nas nuvens do planeta afetam o clima.

Segundo o portal científico phys.org, as nuvens de Vênus possuem enigmáticas manchas escuras, chamadas de "absorventes desconhecidos" devido à sua capacidade de absorver grandes quantidades de radiação solar, o que foi descoberto pela primeira vez há um século.

"Supõe-se que as manchas escuras sejam formadas por partículas de cloreto de ferro, alótropos sulfurosos, dióxido de enxofre e outras, mas nada disso é suficiente para explicar a sua formação e as suas capacidades de absorção", diz Yeon Joo Lee, cientista do Centro da Astronomia e Astrofísica da Universidade Tecnológica de Berlim e autora principal do novo estudo.

Estudando as mudanças na capacidade de reflexão da luz de Vênus ao longo de "mais de uma década de observações ultravioletas do planeta" pelo telescópio espacial Hubble e pelas sondas planetárias Vénus Express, Akatsuki e Messenger, os cientistas determinaram que as nuvens do planeta absorvem a radiação solar, causando mudanças de temperatura que afetam os padrões do vento, influindo na quantidade de energia que está sendo refletida no espaço.

© Foto: NASA/JAXA
Na Estação Espacial Internacional, Kimiya Yui, astronauta da Agência Aeroespacial do Japão (JAXA), tirou essa foto do planeta Vênus brilhando forte.

Sanjay Limaye, cientista da Universidade de Wisconsin–Madison e coautor do novo estudo, citado pela revista, sublinhou também que estas partículas superabsorventes se assemelham a microrganismos presentes na atmosfera da Terra.

Isso mais uma vez dá a esperança de encontrar vida no planeta misterioso.


Fonte: Site Sputniknews Brasil - http://br.sputniknews.com

Comentário: Simplesmente sensacional. Estou muito curioso sobre essa nova possibilidade, apesar leitor de acreditar que a vida extraterrestre já nos encontrou há muito tempo, e talvez até ido muito mais além disso.

Comentários