NASA Apresenta o 1º Helicóptero Que Viajará Para o Planeta Marte

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada ontem (01/09) no site do Sputnik News Brasil, destacando que a NASA apresentou o 1º helicóptero que viajará para o Planeta Marte.

Duda Falcão

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

NASA Mostra 1º Helicóptero Que Viajará a Marte (FOTOS)

Sputnik News Brasil
01/09/2019 - 06:40

© NASA . JPL-Caltech

Os engenheiros da NASA instalaram o Mars Helicopter no rover Mars 2020, que chegará a Marte em 2021, informou esta quarta-feira (28) o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da agência.

O pequeno helicóptero pesa só 1,8 kg, não tem instrumentos científicos e é um modelo de demonstração, cujo objetivo é aprovar o funcionamento destas aeronaves na atmosfera do Planeta Vermelho, que é 100 vezes menos densa do que a terrestre.

© NASA . JPL-Caltech
Membros da equipe do Mars Helicopter da NASA no simulador espacial, uma câmara de vácuo no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA em Pasadena, na Califórnia, 1 de fevereiro de 2019

Se o voo for bem-sucedido, os cientistas da NASA esperam a chegada do "dia em que os helicópteros marcianos venham a desempenhar um papel importante nas futuras explorações do planeta", diz a gerente do projeto, MiMi Aung.

"Todas as peças estão no seu lugar para uma missão histórica de exploração. […] Juntos, o Mars 2020 e o Mars Helicopter ajudarão a definir o futuro da ciência e a exploração do Planeta Vermelho nas próximas décadas", disse Thomas Zurbuchen, especialista da Direção da Missão Científica da NASA.

Mars Helicopter

envio do aparelho a Marte foi anunciado pela agência em maio de 2018. Em junho deste ano, foi divulgado que o aparelho tinha superado várias provas.

O Mars Helicopter será lançado junto com a nova versão do rover em julho de 2020 a partir da base espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, EUA. Sua aterrissagem em Marte, na Cratera Jezero, está prevista para 18 de fevereiro de 2021.

© NASA . JPL-Caltech
Modelo do helicóptero marciano da NASA.

Por sua vez, o novo rover realizará avaliações geológicas, buscará sinais de vida marciana, avaliará os recursos naturais e os perigos para possíveis exploradores humanos.


Fonte: Site Sputniknews Brasil - http://br.sputniknews.com

Comentário: Pois é caro leitor, já abordamos o projeto deste pequeno helicóptero anteriormente aqui no Blog. O projeto é simplesmente espetacular e aumenta ainda mais a responsabilidade pelo sucesso desta nova missão marciana. Vale dizer que desde a década de 90 as missões americanas com rovers vem utilizados exitosamente de complexos sistemas de pouso para colocar os seus jeeps na superfície do planeta vermelho, e cada vez mais os americanos complicam invés de simplificar. Assim sendo, vamos torcer para que esta missão consiga chegar intacta ao seu destino, pois certamente grandes descobertas a esperam. Enquanto isso leitor, na Republica das Bananas, o nosso programa fica a merce de histórias nebulosas como esta que esta envolvendo  a empresa alemã OHB (saiba mais nas matérias postadas no blog esta manhã). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial