NASA Diz Que Não Há Sinais da Nave Indiana Vikram Perdida na Lua

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada ontem (27/07) no site do jornal “Correio do Povo” de Porto Alegre destacando que a NASA informou que não há sinais da nave indiana “Vikram” perdida na Lua.

Duda Falcão 

NASA Diz Que Não Há Sinais da Nave Indiana Vikram Perdida na Lua 

Um satélite que orbita a Lua passou pelo local onde o módulo deveria ter pousado em 7 de setembro 

Por AFP
Correio do Povo
27/09/2019 | 13:41 

Foto: HO / NASA / Goddard / Arizona State University / AFP / CP

A imagem obtida pela NASA mostra o local de pouso da sonda Vikram, da Chandrayaan-2, que tentou pousar em um pequeno pedaço de planície lunar entre as crateras Manzinus C (C L) e Simpelius N.


Um satélite da NASA que orbita a Lua passou pelo local onde o módulo indiano Vikram deveria ter pousado em 7 de setembro, mas não o localizou. A agência espacial americana publicou nessa quinta-feira as fotografias tiradas em 17 de setembro do satélite Lunar Reconnaissance Orbiter para as planícies localizadas a cerca de 600 km do Polo Sul, onde se estimava que Vikram deveria ter pousado.

"Até agora, a equipe não conseguiu localizar nem fotografar o módulo de pouso", explicou a NASA. "É possível que a nave Vikram esteja escondida na sombra", acrescentou. O satélite passará novamente pela região em outubro e a luz será melhor, disse a NASA. A Índia lançou a missão Chandrayaan-2 em 22 de julho. 

A espaçonave principal, que permanece em órbita ao redor da Lua, se desacoplou do módulo Vikram alguns dias antes do esperado, mas no final de sua descida, quando estava a uma altitude de 2 km, o contato foi perdido. A um quilômetro do ponto de alunissagem, a Vikram estava viajando a uma velocidade horizontal de 48 metros por segundo e a uma velocidade vertical de 60 metros por segundo, de acordo com a organização americana The Planetary Society.

Em 10 de setembro, a Agência Espacial Indiana (ISRO) anunciou que a Vikram havia sido localizada pelo orbital Chandrayaan-2, mas sem comunicação. A Índia diz que, desde então, está tentando restabelecer o contato. Mas a NASA, em seu comunicado, argumenta que "Vikram sofreu um pouso forçado", o que, no jargão espacial, significa um acidente. A Índia teria sido o quarto país, depois da Rússia, Estados Unidos e China, a pousar uma nave na Lua. Israel também falhou em abril. 


Fonte: Jornal Correio do Povo - https://www.correiodopovo.com.br 

Comentário: Pois é leitor, que esse acidente sirva de exemplo para a equipe de robótica mexicana que pretende em 2021 enviar seus microrobôs a LUA. Mesmo sendo a empresa americana 'Astrobotic' a responsável pelo pouso, esta uma empresa oriunda de um país com grande experiência nesse tipo de pouso lunar, pelo que sei a mesma jamais fez isso e gerar grandes expectativas não seria prudente. O melhor será aguardar e torcer pelo melhor. Até agora só americanos, russos e chineses alcançaram essa façanha, portando vamos torcer para que tudo saia bem na missão mexicana. Quem sabe estimule aos nossos pesquisadores da área de robótica a seguir o mesmo exemplo com ideias inovadoras e não só para missões lunares.

Comentários