IEAv Inova Mais Uma Vez e Realiza Workshop Sobre Gestão em P,D e I

Olá leitor!

Segue uma nota postada dia (19/09) no site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) destacando que este instituto inova mais uma vez e realiza Workshop sobre Gestão em P,D e I.

Duda Falcão

IEAv Inova Mais Uma Vez e Realiza Workshop Sobre Gestão em P,D e I

IEAv - Instituto de Estudos Avançados
19/09/2019


Entre os dias 26 e 29 de agosto de 2019, o Instituto de Estudos Avançados promoveu o XIX Workshop Anual do IEAv (XIX WAI). Ao longo dos seus 19 anos de existência, o WAI tem se mostrado uma importante ferramenta com a qual o Instituto discute tópicos que podem contribuir decisivamente para o cumprimento da sua Missão, qual seja a de “Ampliar o conhecimento científico e o domínio de tecnologias estratégicas para fortalecer o Poder Aeroespacial Brasileiro. ”

No campo da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, as atividades técnicas se mostram como a atividade-fim e, justamente pelo seu perfil, o IEAv vem conduzindo tais atividades com maestria. Contudo, percebe-se que há um movimento de diversas instituições ao redor do mundo no sentido de capacitar seu pessoal no campo da gestão, buscando otimizar atividades e processos, com o intuito de aprimorar o aproveitamento dos recursos, sejam humanos, financeiros ou de tempo. A fim de acompanhar essa tendência, o WAI deste ano trouxe como tema: “A importância da capacitação em gestão para a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.”

Seguindo sua tradição histórica, os dois primeiros dias do WAI contaram com a participação de palestrantes externos que contribuíram com o evento apresentando informações relevantes acerca do tema, informações essas que alimentaram as discussões internas, ocorridas no terceiro e quarto dias do evento. Dentre os convidados, destacam-se as presenças de representantes do EMAER, do DCTA e do convidado de honra, o Sr Wantuir Felippe da Silva Junior, funcionário da Área de Estratégia da Engenharia da Embraer e Especialista em Mediação e Tomada de Decisão.

Segundo o coordenador do evento, o Maj Eng Tales, “a quantidade, a qualidade e, principalmente, a relevância das informações apresentadas durante o WAI superaram as expectativas da Comissão Organizadora. A resposta do público interno foi bastante positiva, o que para nós é uma grande satisfação. Contudo, ainda temos muito o que fazer, pois devemos extrair o máximo de tudo que foi apresentado e discutido e, a partir daí, buscar implementar as mudanças que contribuirão para o amadurecimento do IEAv.”

Já para o Cel Av Lester de Abreu Faria, Diretor do IEAv, “o WAI é uma excelente ferramenta para identificarmos, discutirmos e propormos soluções para gargalos internos, ou melhorarmos pontos que otimizem ainda mais nosso desempenho como ICT. O tema deste ano foi extremamente bem escolhido e se mostrou bastante relevante na medida em que nos possibilitou pensar não só no impacto da gestão em P,D e I, mas ainda gerarmos uma primeira minuta de um Plano de Capacitação que forme nossos servidores em atividades de gestão, tornando-os mais eficientes e proativos em atividades dessa natureza”.

Informações sobre o evento, assim como as fotos e os arquivos as apresentações, estão disponíveis em http://www.ieav.cta.br/eventos/wai/wai19/.



Fonte: Site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv)

Comentário: Pois é leitor, considero que o IEAv é um instituto que vem realmente realizando avanços em tecnologia de vanguarda, muito certamente pela gestão competente do Cel. Av Lester de Abreu Faria, pena que devido as regras militares que deveriam privilegiar a competência, mas opta por não faze-lo (time que esta ganhando não se mexe, regra básica), o mesmo em breve deverá deixar a direção do instituto. Em novembro próximo leitor terei a oportunidade de conferir de perto esses avanços, quando então pretendo, se possível, realizar uma entrevista em vídeo com o coronel e postá-la aqui no blog.

Comentários