Elon Musk Revela Protótipo do Foguete Que Vai Levar Humanos a Lua e Marte

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (29/09) no site Globo.com destacando que e empresário Elon Musk revelou o protótipo do foguete que vai levar humanos a Lua e para Marte.

Duda Falcão

ECONOMIA

Elon Musk Revela Protótipo do Foguete Que Vai Levar Humanos a Lua e Marte

Projeto da SpaceX causa conflitos entre bilionário e moradores da pacata vila de Boca Chica, no Texas

Por Reuters
Globo.com 
29/09/2019 - 16:19
Atualizado em 30/09/2019 - 07:10

Foto: Callaghan O'Hare / Reuters
Protótipo da aeronave Starship, da empresa SpaceX.

WASHINGTON — O empresário Elon Musk revelou a mais recente versão da aeronave Starship, feita por sua empresa SpaceX. O objetivo deste projeto do bilionário é levar seres humanos à Lua e Marte. Musk mostrou a uma multidão de entusiastas os foguetes da SpaceX, na remota vila de Boca Chica, no Texas.

Durante a apresentação, neste sábado, foram mostradas animações da nave espacial pousando no satélite natural da Terra e no planeta vermelho. Musk indicou, ainda, que o primeiro voo orbital do foguete poderia ocorrer nos próximos seis meses, seguidos de missões para o espaço com humanos à bordo em 2020.

— Este é basicamente o Santo Graal do espaço — disse Musk, entre um foguete Starship, recém-montado, e o Falcon 1 (o primeiro veículo da empresa cuja missão orbital de estreia foi comemorada pela SpaceX há 11 anos). — O avanço crítico necessário para nos tornarmos uma civilização espacial é fazer viagens espaciais como viagens aéreas.

O Starship, um foguete de aço brilhante projetado para transportar dezenas de humanos para o espaço, é a metade superior do colossal sistema de foguetes interplanetários de Musk. E o primeiro terráqueo a viajar ao espaço sideral já foi escolhido pelo empresário: o bilionário japonês Yusaku Maezawa.

Foto: Loren Elliott / AFP
A aeronave espacial Starship é um veículo projetado para levar humanos à Lua e Marte.

A missão de Musk à Lua está alinhada com o objetivo da Nasa de enviar seres humanos para lá até 2024 sob seu programa Artemis, uma iniciativa impulsionada pelo governo Trump, a qual visa trabalhar com um grupo de empresas espaciais dos EUA na construção de aeronaves espaciais no prazo.

A agência espacial americana utilizou a SpaceX para descobrir como pousar veículos na superfície lunar e ajudar a desenvolver um sistema para reabastecer foguetes - como Starship - no espaço.

Foto: Loren Elliott / AFP
Funcionários de Elon Musk trabalham na produção do foguete Starship.

"É uma tecnologia importante para ajudar nos esforços de exploração sustentados na Lua e em Marte", disse a NASA.

A agência concedeu à SpaceX e à Boeing um total de US$ 6,8 bilhões para construir sistemas de foguetes e cápsulas concorrentes para lançar astronautas em órbita do solo americano. O desenvolvimento de ambas as cápsulas de astronautas foi afetado por atrasos e testes de acidentes.

Conflito Com Moradores

A vila de Boca Chica, a alguns quilômetros ao norte da fronteira com o México, é o marco zero do programa experimental de três anos da SpaceX para a Starship, cujos testes com motores de foguetes sacudiram os nervos dos moradores que vivem em um povoado remoto de cerca de duas dúzias de casas por quilômetro quadrado.

Foto: Loren Elliott / AFP
O foguete de Elon Musk é montado em um pacato vilarejo no Texas.

— Acho que o perigo real para a vila de Boca Chica é baixo, mas não é desprezável — disse Musk a jornalistas. — Então, provavelmente, com o tempo, seria melhor comprarmos a aldeia.

Alguns moradores rejeitaram a oferta da SpaceX para comprar suas casas por três vezes o valor de mercado.

Um protótipo de três pernas do foguete, chamado Starhopper, foi lançado na vila duas vezes desde julho, mais recentemente voando até 152 metros e aterrissando em uma laje de concreto para testar o motor de foguete de Musk, chamado Raptor.


Fonte: Site do Globo.com - 29/09/2019

Comentário: Que me desculpem os encantados com o Sr. Elon Musk, mas eu tenho sérias duvidas contra a eficácia e a segurança dessa espaçonave. Mesmo não sendo uma aposta boa não acreditar nas façanhas deste senhor, e isto por motivos óbvios, acho que ultimamente o senhor Elon Musk  se tornou um megalomaníaco exibido que gosta de holofotes, coisa que pode ser muito perigoso. Vale lembrar aos mais encantados que sequer a SpaceX conseguiu fazer ainda que a sua nave 'Dragon tripulada' leve astronautas a EEI (uma espaçonave que carrega ‘creio eu’ pouco mais de três astronautas) esse alucinado quer enviar 100 pessoas abordo de um protótipo de espaçonave inadequadamente testada numa missão extremamente perigosa e sem qualquer precedente? Que ele então junto com ou seus funcionários sejam as cobaias dessa iniciativa numa viagem inicicial bate-volta ao Planeta Vermelho, e não 100 almas alucinadas que acreditam nas promessas desse louco sem questionamentos. Prudência amigos, a história da astronáutica está cheia de exemplos e caberá ao governo americano não permitir que algo assim, sem as devidas garantias de pelo menos 95% de sucesso, venha ser concretizada. Ou então poderá no futuro ser parte integrante do que pode ser o maior desastre da história da astronáutica mundial.

Comentários

  1. Nosso Planeta está precisando de mais loucos como Elon Musk para dar um salto no Universo e deixarmos de ser apenas uma civilização perdida neste Cosmo infinito. Ir além e além e além. E não tem outro meio de conseguir isto a não ser que tenham visionários dispostos a colocar em marcha seus sonhos e muito dinheiro, que parece, Musk tem grande capacidade de arrecadar. Respeito muito seu ceticismo, mas prefiro ver, através de toda a inovação desenvolvida pela Space X até então, o futuro das viagens interplanetárias, sonho que embala a humanidade há séculos e que poderá ser, talvez em uma década, algo possível. Não esqueça que os grandes gênios foram um dia vistos como loucos ou até imprestáveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Bernardino!

      Tamben acho que foram os loucos que moldoram a sociedade em que vivemos, mas ou com teorias que se confirmaram, ou testando suas ideias 'in loco' arriscando as suas propria vidas e não a vida dos outros. Se ele realmente acredita na seguranca e eficácia de sua nave de modelo cinematográfico, que seja o primeiro a testa-la atestando a segurança e eficácia da mesma, como fizeram por exemplo Santos Dumont, os Irmãos Wrigth e tantos outros. Fazer isso com a vida dos outros se valendo da confianca dessas pessoas, não é só uma tremenda irresponsabilidade, como tambem uma tremenda canalhice. Valeu?

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. Acho essas iniciativas do Musk e outros das mais interessante. Mas que esse foguetão parece meio esquisito lá isso é...parece foguete de desenho animado da Warner Bros. Patolino no comando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, na verdade, este foguete é apenas um modelo em escala, pois o definitivo, depois de aprovado em todos os ensaios terá 18 metros de diâmetro. E ninguém viajará neste modelo, que servirá apenas para testar o conceito. Mesmo depois que o definitivo estiver pronto, somente será utilizado com passageiros depois de certificada a sua segurança operacional. Assim se faz para todos os projetos espaciais. Por exemplo, a Boeing já gastou mais de 5 bilhões dólares com o seu projeto de nave espacial para transporte de astronautas e ainda não está aprovado. A Space X também trabalha para resolver todos os problemas da Dragon que permita transportar passageiros, já que para transporte de cargas já tem trabalhado muito. E não creio que Musk consiga mandar o primeiro passageiro para o espaço antes de uma década.

      Excluir
    2. Pois é Gustavo, e com objetivos extremamente alucinantes e irresponsaveis. Tem tudo para se tornar um grande desastre.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  3. Elon é um vendedor de ilusões. Sim, ele tem foguetes bons (que não foi ele quem projetou, embora ele leve todo o crédito), mas continuam sendo foguetes. A viagem a Marte continua sendo extremamente demorada e perigosa, assim como à lua. E, parafraseando Jesus Cristo, nem só de foguete vive o homem. Precisa-se de uma boa capsula, e não apenas, um completo veículo espacial para fazer tal travessia. Mas ele doura a pilula como ninguém, e tem se tornado um ícone. Mas, por favor, verifique o histórico de promessa feitas por Elon e o cumprimento delas. Praticamente nada do que ele promete ele cumpre. Bridenstine "chamou ele na chincha" ainda ontem, e ele retrucou estupidamente. Eu quero ver NASA cortar os bilhões de dólares que paga para Elon e ele continuar fazendo estas "extravagâncias". Mas, bem, eu não torço contra, desejo boa sorte, mas temos que ser realistas. Coisa que muitos apaixonados não tem sido. Não, Elon não é o Tony Stark.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Victor,

      É mais ou menos por ai. O Sr. Elon Musk esta mais para um marqueteiro megalomaníaco irresponsavel do que qualquer outra coisa.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário