Asteroide Enigmático Muda de Cor e Age Como Cometa Surpreendendo Pesquisadores

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada dia (31/08) no site do Sputnik News Brasil, destacando que Asteroide enigmático muda de cor e age como cometa surpreendendo pesquisadores.

Duda Falcão

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Asteroide Enigmático Muda de Cor e Age Como Cometa Surpreendendo Pesquisadores

Sputnik News Brasil
31/08/2019 - 12:30
Atualizado em 31/08/2019 - 14:19

© Foto: NASA, ESA, K. Meech and J. Kleyna (Universidade do Havaí), and O. Hainaut (Observatório Europeu do Sul)

Segundo o comunicado do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em 29 de agosto um asteroide estranho foi captado em processo de mudança de cor do vermelho para o azul no espectro próximo ao infravermelho.

O evento captado se tornou assim o primeiro fenômeno deste tipo observado em tempo real. Cientistas do MIT acham que o comportamento estranho do asteroide pode ser causado pela sua rotação muito rápida ejetando camadas de poeira da sua superfície para o espaço.

asteroide peculiar, chamado 6487 Gault, está localizado dentro do cinturão de asteroides entre as órbitas de Marte e de Júpiter. O comportamento do asteroide anteriormente tinha sido associado com o dos cometas, que deixam dois rastros de poeira na sua esteira.

Descrevendo tal desenvolvimento como uma "grande surpresa", Michael Marsset, especialista do Departamento de Estudos Terrestres, Atmosféricos e Planetários do MIT, disse que a equipe de cientistas julga que "testemunhou o asteroide perdendo sua poeira avermelhada para o espaço".

Os cientistas pensam que agora estão observando "as camadas subjacentes, frescas e azuis".

Os cientistas acham que tal mudança de cor e atividade semelhante à de um cometa podem ser provocadas pelo fato que a "rotação rápida [do asteroide] é suficiente para despir camadas de poeira da sua superfície, graças à força centrifuga".

© Foto: GREG RUPPEL/ESA
Cometa 21P gravado no momento exato de sua aproximação máxima do Sol nos últimos 72 anos (imagem referencial)

Cientistas pretendem agora estudar o asteroide para obter mais pistas para a atividade dele, quando ele aparecer no céu da próxima vez.


Fonte: Site Sputniknews Brasil - http://br.sputniknews.com

Comentário: Pois é caro leitor, mais um mistério nos confins do espaço.

Comentários