NanosatC-Br2 e Missão SPORT Seguem Avançando

Olá leitor!

Em contato com o conhecido pesquisador Dr. Otávio Cupertino Durão do INPE, um dos admiráveis profissionais que ainda militam nos bastidores do nosso pífio Programa Espacial, tomei conhecimento de duas importante notícias que trago agora para você.

A primeira delas é que finalmente a nossa Agencia Espacial de Brinquedo (AEB) liberou os recursos para o lançamento do NanosatC-Br2 , coisa que deve acontecer ainda este ano.

E a segunda notícia é que uma comitiva brasileira (entre eles o Dr. Durão) estiveram na semana retrasada na Universidade do Texas, em Dallas (EUA), para participarem da Revisão Preliminar de Projeto (PDR) da Missão SPORT, missão esta fruto de um desenvolvimento conjunto entre o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) responsável pela plataforma 6U do cubesat, e a NASA e universidades americanas (6 cargas úteis), ficando o INPE  (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) responsável  pela integração e testes (AIT) do satélite , no LIT (Laboratório de Integração e Testes), sua operação de solo e o seu banco de dados e distribuição dos dados científicos gerados pela Missão EMBRACE.

Segundo o Dr. Durão a banca de revisão da NASA autorizou a continuação do projeto e o início das compras de hardware para a plataforma.

Avante Missão SPORT

Duda Falcão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial