Brinquedo Educativo Desenvolvido na EESC/USP Permite Simular Lançamento de Veículos Aéreos
Olá leitor!
Segue abaixo uma interessante matéria postada dia (09/05)
no site do “Jornal da USP”, destacando que Brinquedo Educativo desenvolvido pela
Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, permite simular lançamento de
veículos aéreos.
Duda Falcão
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Brinquedo Educativo Permite Simular
Lançamento de
Veículos Aéreos
Simulador introduz noções sobre voo e aeronaves, além de
desenvolver capacidade de raciocínio e criatividade
Por Júlio Bernardes
Editorias: Ciências Exatas e da Terra, Tecnologia
Jornal da USP
09/05/2018
Brinquedo educativo desenvolvido na Escola de Engenharia
de São Carlos (EESC) da USP permite projetar, construir, testar e avaliar um
veículo aéreo em escala reduzida com apoio de recursos tecnológicos modernos. O
brinquedo é um simulador de voo para crianças, jovens e adultos desenvolverem a
capacidade de raciocínio e criatividade, bem como introduzi-los na mecânica do
voo e no conhecimento das estruturas aeronáuticas. O projeto do sistema e
método de propulsão e controle para plataformas de lançamento de veículos
aéreos (PLAM) teve o pedido de patente protocolado pela Agência USP de Inovação
(AUSPIN).
“Há uma carência no mercado para brinquedos tecnológicos
educativos, que combinam o brinquedo tradicional com um aplicativo, uma tela ou
outros elementos conectados, permitindo capacidades de interação e comunicação
e aquisição de dados”, diz o professor Álvaro Martins Abdalla, idealizador do
projeto. “Essa carência levou ao desenvolvimento do PLAM, que é um brinquedo
inteligente com propósito educacional, orientado por um conceito chamado
‘Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática’ (STEM, na sigla em inglês)”.
O professor aponta que não existem brinquedos similares à
disposição no mercado. “O que há atualmente são modelos de aeronaves de
brinquedo que utilizam sistemas de atiradeiras manuais a elástico”, afirma.
“Essas aeronaves são lançadas até uma certa altura, conforme a força e potência
de lançamento, e retornam à terra em voo planado, em tempo ou distância de
acordo com as características de projeto da aeronave. Esses brinquedos não têm
cunho educativo”.
Peça lança-míssil – vertical.
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Os componentes do PLAM são modelos em escala reduzida de
bases e plataformas de lançamentos de aeronaves, porta-aviões, sistema de
lançamento para aeronaves, foguetes e paraquedistas, além dos modelos de aeronaves,
foguetes, mísseis e paraquedistas. “O PLAM é um brinquedo educativo que pode
ser dividido em duas fases, Fase I e Fase II, conforme a idade do usuário”,
explica Abdalla. “Na Fase I, pode ser brincado por crianças com no mínimo
quatro anos de idade. Nesta fase a criança irá somente brincar lançando as
aeronaves, foguetes ou paraquedistas, podendo também modificar a configuração
das aeronaves trocando suas asas.”
Na Fase II, as crianças com idade acima de 13 anos,
poderão projetar e modificar as aeronaves, fazê-las voar e analisar seus
projetos. “O usuário poderá lançar aeronaves com proporções em escala ampliada
e, dependendo da escala, poderão ser controladas remotamente em decolagem,
manobras e pouso”, relata o professor. “O usuário poderá adquirir noções de
mecânica de voo, projetar, modificar projetos e construir seus projetos de
aeronaves e posteriormente executar os testes em voo, analisar, modificar ou
otimizar o seu projeto.”
O pacote do simulador incluirá os materiais necessários
para o projeto e montagem das aeronaves, assim como os dispositivos de
lançamento necessários para proporcionar o voo das aeronaves; tutoriais,
livreto e software dirigido aos projetos de aeronaves; mecânica de voo,
análise, otimização de projeto e ensaio em voo, etc. “O simulador, além de ser
um brinquedo, é uma ferramenta poderosa de ensino e educação que poderá ser
utilizada em escolas básicas, técnicas e universidades”, destaca Abdalla. “O
sistema poderá também ser utilizado para carros, trens e barcos.”
O pedido de patente do PLAM foi protocolado pela AUSPIN
junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). “Quanto ao
desenvolvimento do protótipo, atualmente está em construção um modelo em escala
reduzida do lançador para a prova de conceito”, conclui o professor.
Mais informações: e-mail pfalvaro@sc.usp.br, com o
professor Álvaro Martins Abdalla
Vista geral da plataforma tipo base aérea PLAM – básica.
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Fonte: Site do Jornal da USP de 09/05/2018 -
http://jornal.usp.br
Comentário: Simplesmente fantástico e espero que
realmente se concretize este projeto como um produto a ser comerciado. Vamos
ficar na torcida e parabéns a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP
e a Agência USP de Inovação (AUSPIN) pela iniciativa. Aproveitamos para agradecer a nossa leitora Mariana Amorim Fraga pelo envio desta notícia.
Parabéns ao Professor Abdalla pela ideia. Simplesmente genial!
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