Simpósio Internacional Homenageia Mario Novello

Olá leitor!

Recebi da senhora Cinthia Pascueto do Núcleo de Comunicação Social (NCS) do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) o release abaixo solicitando a divulgação do “I Symposium Mario Novello on Bouncing Models”, que acontecerá nos dias 26 a 30 de novembro, no Resort Portobello, em Mangaratiba (RJ).

Duda Falcão

Simpósio Internacional Faz Homenagem
Ao Cosmólogo Mario Novello

Entre os dias 26 e 30 de novembro, acontece em Mangaratiba, no Rio de Janeiro, o I Symposium Mario Novello on Bouncing Models (ou modelos com ricochete, em uma tradução livre). O evento, organizado pelo Instituto de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica do CBPF (ICRA/CBPF), é uma homenagem ao trabalho do cosmólogo Mario Novello, pesquisador do ICRA/CBPF, por seu empenho em prol da cosmologia no Brasil e, especialmente, por sua importância na consolidação e difusão de estudos relacionados ao modelo cosmológico do universo eterno, como é conhecido, em oposição ao modelo que considera que o universo teve um começo, também chamado de Big Bang.

De acordo com a corrente cosmológica defendida por Novello - objeto de uma revisão bastante extensa - Bouncing Cosmologies - publicada por ele e Santiago Bergliaffa, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), em 2009 na Physics Reports, o universo passa a se expandir após uma fase anterior de colapso em que o volume total de seu espaço atinge um valor mínimo. Essa perspectiva removeria a misteriosa singularidade inicial do universo, além de resolver alguns outros enigmas que dificultam sua compreensão.

À frente, durante muitos anos, do grupo de Cosmologia e Gravitação que criou no CBPF em 1976, Mario Novello lidera um grande número de alunos e colaboradores, contribuindo para difundir em todo o país a pesquisa científica sobre cosmologia e gravitação, e para aumentar o número de físicos com trabalhos na área.

De acordo com a organização do evento, a programação do Simpósio cobre desde a implementação da teoria EM altas energias até as conseqüências observacionais da aplicação do modelo e é dirigida a pesquisadores na área e estudantes de pós-graduação. Os interessados devem efetuar a inscrição até o dia 3 de outubro. Mais informações, no site http://www.cbpf.br/~smnbm/dates_news.html

Dayse Lima
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF
Núcleo de Comunicação Social - NCS
+55 (21) 21417291 / 81076699
Skype: dayse.skype

Comentários

  1. Obrigada pela divulgação!

    Abs,

    Cinthia

    ResponderExcluir
  2. Olá Dona Cinthia,

    Não há o que agradecer, estamos as ordens

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial