DCTA/IEAv Coord. Eventos Sobre Efeitos da R. Ionizante

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (27/10) no site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) informando que o DCTA / IEAv coordenam eventos sobre “Efeitos da radiação Ionizante” que já foram abordado aqui no blog (veja a nota IEAv Promove Eventos Sobre Radiação Ionizante).

Duda Falcão

DCTA / IEAv Coordena Eventos Sobre
Efeitos da Radiação Ionizante

27/10/2010

O Instituto de Estudos Avançados, órgão subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, em São José dos Campos, realizará, no dia 29 de novembro, um workshop sobre os efeitos da radiação ionizante em componentes eletrônicos e fotônicos de uso aeroespacial.

O encontro será seguido de outro evento na área, a Escola Internacional Seressa –International School on the Effects of Radiation on Embedded Systems for Space Applications, de 30 de novembro a 3 de dezembro, que também acontecerá no instituto.

Para esses eventos, estão sendo convidados palestrantes dos ministérios da Ciência e Tecnologia e da Defesa, além da Agência Espacial Brasileira e Universidade Federal do Rio Grande do Sul, dentre outros órgãos atuantes no setor aeroespacial, no Brasil.

O conhecimento desses fenômenos e os mecanismos como ocorrem em componentes eletrônicos e fotônicos de aplicação aeroespacial por pesquisadores, engenheiros e outros profissionais do setor é estratégico para o desenvolvimento da indústria aeroespacial do país.

O IEAv, que tem a missão de realizar pesquisa básica e aplicada, bem como desenvolver tecnologias experimentais e estudos avançados que lhe forem atribuídos em decorrência de planos e programas estabelecidos pelo DCTA, é líder nacional em pesquisa sobre efeitos das radiações ionizantes em eletrônica.

Os temas centrais do workshop serão: a geração da capacitação no país para a especificação, seleção, aquisição, produção e qualificação de componentes eletrônicos robustos e tolerantes à radiação ionizante para aplicações aeroespaciais; a adoção do conceito de open innovation para o desenvolvimento do setor; e a necessidade de ampliar a formação de recursos humanos como base fundamental para a capacitação, em consonância com uma das principais diretrizes do Programa Nacional de Atividades Espaciais e do Ministério da Defesa.

A Seressa 2010 contará com aulas teóricas e práticas ministradas por especialistas internacionais, abrangendo um amplo espectro dos efeitos da radiação em sistemas espaciais embarcados, tais como o ambiente espacial, mecanismos de falha, testes, "endurecimento" e predição de taxas de erro, entre outros.

Contatos dos eventos:
Inscrições até 30 de outubro, com vagas limitadas



Fonte: Site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial