Relato da Visita do Blog ao IAE
Olá leitor!
Como você deve saber estive quinta-feira passada (21/10) em São José dos Campos (SP) a convite do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) para participar de uma entrevista relacionada com um projeto de prospecção intitulado "Tendências Futuras para Veículos Lançadores de Satélites - Uma Análise Prospectiva".
Fui recebido inicialmente muito cordialmente pela editora executiva da revista JATM, Ana Marlene Freitas de Morais, que me apresentou ao gerente do projeto Dr. Francisco Cristóvão Lourenço de Melo e a sua equipe, formada pelas jovens e simpáticas Maria Cristina Vilela Salgado (coordenadora da parte do projeto que trata do levantamento de dados de tendências futuras para veículos lançadores utilizando a ferramenta - mapas cognitivos – doutoranda), Joana Ramos Ribeiro (bolsista doutoranda) e Amanda Cecília Simões da Silva (colaboradora doutoranda).
Depois das cordiais apresentações, seguimos todos para a sala de reuniões da AVD para que então o Dr. Francisco de Melo pudesse fazer à apresentação do projeto e as coordenadoras darem início a entrevista, onde então pude expor minha modesta opinião sobre o tema do projeto em questão.
Da esquerda para direita - Ana Morais (D. Executiva da revista JATM),
Amanda da Silva (Coordenadora do Projeto), Dr. Francisco de Melo (Chefe do Projeto),
Cristina Vilela e Joana Ribeiro (Coordenadoras do Projeto) e o simpático gordinho
Duda Falcão na Sala de Reuniões da AVD, antes do inicio da entrevista
Após a entrevista segui com as coordenadoras Cristina, Joana e Amanda para almoçar num restaurante a quilo dentro do próprio DCTA, onde pude constatar a boa comida servida e onde me foi apresentado uma jovem e simpática professora do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), que infelizmente não me recordo o nome.
Deixando o restaurante, seguimos então para nos encontramos com o Brig. Eng. Francisco Carlos Melo Pantoja (Diretor do IAE) em seu escritório, onde fui cordialmente recebido por uns vinte minutos na presença do Cel. Eng. Carlos Antônio de Magalhães Kasemodel (Vice-Diretor de Espaço) e das coordenadoras Cristina, Joana e Amanda. A conversa com Brig. Pantoja me foi muito proveitosa e animadora, pois pude constatar o que já desconfiava sobre o mesmo, ou seja, de sua grande competência na condução desse importante instituto de pesquisa do país. Já o Cel. Kasemodel (que já conhecia por contato via e-mail) a impressão não foi diferente e fiquei muito lisonjeado pela atenção que recebi de ambos militares durante o encontro.
Eu com as Maquetes dos foguetes VSB-30 e VS-30
na sala de espera do escritório do Brig. Panjota,
enquanto aguardávamos a sua chegada
Após o encontro com o Brig. Pantoja e o Cel. Kasemodel, segui então com as coordenadoras para me encontrar com a editora executiva da revista JATM, Ana Morais, onde me separarei das jovens coordenadoras e segui com a simpática Ana (que time de meninas) para iniciar a programação de visita as instalações do instituto.
Iniciamos a visita pela Divisão de Ciências Atmosféricas (ACA), onde fomos cordialmente recebidos pelo Dr. Gilberto Fisch. O Dr. Fisch nos apresentou um projeto que ele gerencia atualmente intitulado “Escoamento Atmosférico no Centro de Lançamento de Alcântara” que visa à avaliação da problemática da dispersão da queima de propelentes sólidos e líquidos, e da liberação de gases na atmosfera durante os lançamentos no CLA, e também obter uma estimativa dos riscos ambientais possíveis. Depois da apresentação deste projeto tive a oportunidade de conhecer in loco o equipamento MINI SODAR (veja a nota IAE Adquire Equipamento Utilizado Pela NASA), recentemente adquirido pelo IAE e que se encontra estacionado em frente ao prédio da ACA. Segundo o Dr. Fisch, esse equipamento que visa à realização dos experimentos do projeto “Perfil do Vento no Centro de Lançamento de Alcântara” se encontra ainda na fase de testes e em breve deverá ser transferido para o CLA.
Eu e o Dr. Gilberto Fisch com o MINI SODAR
ao fundo em frente ao prédio da ACA
Deixando a ACA ,seguimos então para o Laboratório de Desenvolvimento de Antenas e Circuitos de Microondas da Divisão de Eletrônica (AEL), onde fomos recebidos cordialmente pela Dra. Cynthia Junqueira. A Dra. Cynthia nos apresentou com uma paixão notável (pude notar o quanto o seu trabalho é importante para ela – precisamos de mais pessoas como a Dra. Cynthia) um projeto coordenado atualmente por ela intitulado “Estudo de Interferências e da Compatibilidade Eletromagnética entre Antenas do 3º e 4º Estágios do VLS”. Fiquei bastante impressionado com o trabalho da Dra. Cynthia e certo que se depender do trabalho dela o VLS-1 voará em 2014 com sucesso.
Nessa foto apareço junto ao jovem Eng. Alan Fidelis da Cruz (Beta Telecon),
do pesquisador francês Prof. Dr. Alain Azoulay (École Supérieuri D\' Électricité - SUPELEC),
da Dra. Cynthia Junqueira (Coordenadora) e dos estágios do VLS-1
Ainda na AEL, seguimos na companhia da Dra. Cynthia para a sala onde se encontrava exposto em módulos à carga útil da “Operação Maracati II”, prevista pra ser lançada do CLA em novembro desse ano. Chegando lá o pesquisador Eng. Francisco Antônio Visconti Júnior nos fez uma apresentação sobre esta carga útil deixando-me ainda mais impressionado com a tecnologia desenvolvida no IAE. Segundo o Eng. Francisco Visconti, diferentemente do que eu imaginava, grande parte dos módulos da carga útil do foguete (basicamente a plataforma onde ficam os experimentos) é de origem brasileira, com exceção do “Modulo de Serviço” e do “Sistema de Recuperação” (onde fica o pára-quedas), que são de origem alemã.
Eu com os módulos da Carga útil da “Operação Maracati II”
A Dra. Cynthia Junqueira, Eu e o Eng. Francisco Visconti com os módulos
da carga útil da “Operação Maracati II” em foto tirada pela
Ana Morais da parte de cima do laboratório
Deixando então AEL, seguimos de carro (até então estávamos andando devido à proximidade dos laboratórios a serem visitados) para o Laboratório de Propulsão Líquida (LPL) da Divisão de Propulsão Espacial (APE), para termos contato com o seu diretor, o Ten. Cel. Av. Avandelino Santana Júnior.
Enquanto aguardávamos a chegada do Cel. Santana, fomos recepcionados na lanchonete do laboratório por uma simpática senhora mineira chamada D. Anésia (aproveito para mandar-lhe um beijo) que com sua grande atenção para comigo contribuiu para que eu ganhasse mais alguns quilinhos.
Durante a espera do Cel. Santana, ainda na lanchonete, fui apresentado pela Ana Morais a um pesquisador do laboratório (não recordo o nome dele) que está lutando sem sucesso para ter seu projeto de propulsão híbrida aprovado pelo governo. O que é uma pena, pois a propulsão híbrida é uma outra grande opção para o desenvolvimento do PEB.
Com a chegada do Cel. Santana Junior, seguimos então para uma sala onde o mesmo realizou através de uma tela uma apresentação bastante esclarecedora sobre os projetos em andamento no Laboratório de Propulsão Líquida (LPL). Projetos como os motores líquidos L5, L15 e L75 foram apresentados com grande entusiasmo pelo Cel. Santana (grande especialista brasileiro na área de propulsão líquida, com formação na Rússia, onde morou por cinco anos, inclusive tendo um livro sobre o tema escrito em russo) além dos projetos de foguetes previstos (VS-15, VLM-1, VLS-1, VLS Alfa) e algumas possibilidades de uso do motor L75 com outros foguetes ainda hipotéticos. A impressão que eu tive é que ainda é forte a intenção inicial do IAE em substituir o motor a propulsão sólida do 4º estágio do VLS-1 (S-44) pelo motor de propulsão líquida L5.
Após essa apresentação, seguimos então com o Cel. Santana para um salão onde o mesmo me apresentou o motor L5 desmontado, detalhando cada parte deste motor e também apresentando o modelo de testes do motor L15. Neste salão, também pude observar os módulos do futuro foguete VS-15, que será propulsado pelo motor líquido L15, motor este que se encontra ainda em fase de testes.
Deixando este grande salão, na companhia do Cel. Santana, seguimos para o local onde está instalado o "Banco de Provas para Motores-Foguetes Líquidos de 20 kN", instalação esta que fica atrás do prédio principal do laboratório. Chegando por uma escada ao local para ver in loco o que até então só havia visto por fotografia, tive a grata surpresa de saber que todos os equipamentos do banco de provas foram desenvolvidos no Brasil e também de presenciar um teste do ignitor de motores líquidos também desenvolvido no país.
Após a apresentação do banco de provas, seguimos então para uma outra sala no prédio principal do LPL/APE onde fomos recebidos pelo pesquisador carioca Wladimyr Mattos da Costa Dourado (curiosamente com formação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA) que nos apresentou o seu projeto intitulado "Banco de Ensaio de Instabilidade de Combustão" (para saber mais sobre este projeto clique aqui) e também um teste do seu experimento, onde pela primeira vez em minha vida pude presenciar in loco o uso de uma fonte de laser.
Eu em frente do prédio do APE
Eu na entrada do LPL/APE
Após esta passagem pelo LPL/APE, a programação que previa a visita a Divisão de Aerodinâmica (ALA) e ao Museu Aeroespacial Brasileiro (MAB) teve de ser cancelada devido à hora já adiantada, pois ainda teria de me encontrar com as coordenadoras do projeto para finalizar a minha participação.
Sendo assim, retornamos de carro ao AVD, onde junto com as coordenadoras Cristina, Joana e Amanda, finalizei minha participação no projeto e fiquei então aguardando as meninas terminarem seus afazeres.
Nessa idas e vindas entre o prédio da AVD e o prédio da Direção do instituto, voltei a me encontrar rapidamente com o Cel. Kasemodel, onde aproveitei para tirar fotos com ele e duas das coordenadoras em frente da maquete do VLS-1, que fica entre os dois prédios. Nesse rápido encontro com o coronel, tive a oportunidade de ser apresentado pelo mesmo ao gerente do "Projeto SARA", Dr. Luis Eduardo Loures, que infelizmente devido a correria não foi possível manter um contato mais duradouro.
Eu, a Cristina Avelar e o Cel. Kasemodel
com a maquete do VLS-1 ao fundo
Eu a Joana Ribeiro e o Cel. Kasemodel
com a maquete do VLS-1 ao fundo
Com o fim dos afazeres das coordenadoras, me despedi da jovem Amanda e segui com a Cristina para um restaurante árabe em algum lugar de São José dos Campos (cidade muito bonita), onde tanto a Joana quanto a Ana Morais nos encontrariam depois. Depois da chegada da Joana e antes mesmo da chegada da Ana e da filha adolescente da Cristina (Luiza), e logo depois da jovem filha da Ana (Marina) com o seu noivo (Diego), pude constatar o acerto das meninas na escolha do restaurante e infelizmente devido ao horário tive que me despedir de todos, já que tinha de pegar ainda um avião em Guarulhos, há 80 km de distância de onde me encontrava.
Apesar da correria e do grande atraso do avião no vôo de retorno fiz uma viagem inesquecível, onde pude realizar um sonho de infância e conhecer grandes profissionais e seus maravilhosos projetos nesse que eu considero um dos grandes institutos de pesquisas do país, e que espero um dia poder retornar.
Três coisas leitor eu pude constatar durante a minha passagem pelo IAE. A primeira foi o grande trabalho que esses profissionais militares e civis vêm realizando neste instituto. O segundo é a extrema e urgente necessidade do aumento de recursos humanos para um melhor desempenho do instituto e a terceira é que eu estou precisando urgentemente de emagrecer, como se pode notar nas fotos.
Gostaria de agradecer ao Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e em especial ao Brig. Pantoja e ao Cel. Kasemodel por ter-me proporcionado esta visita e a todos profissionais que me atenderam com grande atenção, cordialidade e respeito a minha pessoa e ao meu trabalho.
Abaixo segue mais algumas fotos de minha visita ao IAE:
Eu com a maquete do Sonda IV ao fundo
Eu com a maquete do VS-40 ao fundo
Eu com a Maquete do VSB-30 ao fundo
Duda Falcão
Parabens, Duda. Isto mostra que seu trabalho aqui no Blog é de extrema importância e tem sido acompanhado por aqueles que fazem o nosso PEB. Fiquei impressionado de ver mulheres civis trabalhando nestes institutos, isto seria meio impossível lá pelos anos 60,70 e talvés 80.
ResponderExcluirAlias, a tirada mais legal de seu depoimento foi:
"eu estou precisando urgentemente de emagrecer"
ahahah.
abraços.
Pois é Ricardo,
ResponderExcluirO IAE conta atualmente com um bom time de mulheres competentes. No entato, tanto o IAE, quanto o INPE, ainda necessitam de um quadro maior de servidores qualificados. O governo precisa acordar urgentemente para isso, da mesma forma que eu acordei para o meu atual perfil, um tanto fora de forma.
Abs
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)
Olá , ótima reportagem ,já tive a oportunidade de visitar o IAE varias vezes ,você tem alguma informação referente a previsão de lançamento do VLS ?
ResponderExcluirOlá André!
ResponderExcluirSeja bem vindo ao blog. Veja bem André, a programação que consta se não houver alteção é a seguinte:
VLS-1 XVT-01 - Primeiro semestre de 2012
VLS-1 XVT-02 - Segundo semestre de 2013
VLS-1 VO4 - Segundo semestre de 2014 (com um satélite a bordo que ainda será definido).
Essa é a programação prevista. No entanto, vai depender muito do apoio do governo que infelizmente está mais interessado no projeto da mal engenhada ACS.
Abs
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)
Poxa Duda! Você foi no LPL, pena que não pode conhecer o Robson Hahn e o Oswaldo Loureda ao vivo, eles trabalham nessa divisão :D
ResponderExcluirps.: É o Bruno do IEAv
Abraços.
Olá Bruno!
ResponderExcluirFoi, realmente estive lá em 21/10/2010 e não sabia na época que o Oswaldo Loureda trabalhava no LPL, se não o tinha procurado. No entanto, quando estive novamente em São José dos Campos em dezembro para o lançamento do documento "Visão da AAB para o Programa Espacial Brasileiro" tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente (veja a nota “O Blog no Evento da AAB”).
Abs
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)