Electrodynamic Space Thruster - Innovative Propulsion

Olá leitor!

Nunca tive qualquer dúvida da competência instalada no país no setor de ciência e tecnologia, e especialmente na área de tecnologia espacial que é a minha paixão. Essa competência é facilmente observada nos institutos de pesquisas governamentais (INPE, IAE, IEAv) , nas universidades e escolas, nas empresas e em iniciativas de grupos amadores que se espalham pelos quatro cantos do Brasil.

No entanto, essa massa de competência é ainda muito mal aproveitada pela falta de visão e pela inércia do pseudos gestores dos órgãos que comandam o “Programa Espacial Brasileiro” e pelo governo, grande responsável pelo atraso em que o setor espacial se encontra após quase 50 anos.

Mesmo assim, neste quadro lastimável de total desorganização do setor espacial, o país é capaz de gerar projetos inovadores como o que eu trago agora a público, apesar de não saber qual é a sua atual situação.

Trata-se do projeto “Electrodynamic Space Thruster” (Propulsor Lateral Espacial Eletrodinâmico) desenhado pelo pesquisador brasileiro Moacir L Ferreira Jr. (Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR), que é na realidade um sistema de propulsão espacial que visa produzir força propulsiva no espaço exterior, usando um modelo seqüenciado de oscilações elétricas deslocadas por fase, do mesmo modo que um motor AC linear, correndo muito mais rápido, criando por um lado arrasto eletrodinâmico, conseqüentemente, produzindo uma aceleração assombrosa sem infringir as leis clássicas da física (reação de ação, "ação em uma distância"). Esse projeto encontra-se ainda com sua patente pendente e aos leitores interessados convido a assistirem o vídeo abaixo sobre o mesmo:

Electrodynamic Space Thruster – Innovative Propulsion

Para maiores informações visite os links:



Duda Falcão

Comentários

  1. É sempre bom ver novos conceitos sendo propostos.
    Já existe uma nova versão deste vídeo:
    propulsão por deslocamento de fase

    ResponderExcluir
  2. Valeu Robert, por essa dica.

    Já fiz uma postagem sobre esse novo vídeo do projeto do pesquisador Moacir L Ferreira Jr. Muito obrigado pela sua participação.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Operação CRUZEIRO: Primeiro Ensaio em Voo de um Motor Aeronáutico Hipersônico Brasileiro

Janeiro de 2015 Registra Recorde de Focos de Queimadas Detectados Por Satélite