BRAZILIAN SPACE é Agraciado com Comenda Científica

Olá leitor!

O blog BRAZILIAN SPACE acaba de ser agraciado com a “Comenda Científica Dr. Samuel Cunha Filho" (cientista pernambucano da NASA - já falecido) pelo Núcleo Tecnológico do Agreste (NTA) que é coordenado pelo professor pernambucano Marcos Luna.

Esta comenda nos será entregue em abril 2011 durante a realização da segunda edição do evento pela Dra. Rosaly Lopes (cientista brasileira do Laboratório de Propulsão a Jato-JPL da NASA) que é a madrinha de todos os projetos realizados pelo NTA no Nordeste.

Gostaríamos de agradecer ao NTA e em especial ao professor Marcos Luna pelo reconhecimento ao nosso trabalho, o que nos deixa muito orgulhosos.

Para que o leitor tenha maiores informações sobre o trabalho que vem sendo realizado pelo NTA e pelo professor Marcos Luna na área de foguetes e robótica, dentre outras, convido a visitar os seguintes links:

Base para Lançamento de Foguetes Drª Rosaly Lopes

http://www.youtube.com/watch?v=a5T9rDS_BWw&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=OrFDp3vWkHc

http://www.youtube.com/watch?v=Usds3JQAykA&feature=related

Saiba quem foi o Dr. Samuel Cunha Filho

Nascido em Bezerros/PE, em 21 de janeiro de 1931, filho de Samuel Domingos da Cunha e Adélia de Miranda Cunha, o Dr. Samuel Cunha Filho fez seus estudos primários em sua terra natal. Posteriormente, de 1941 até 1946, estudou no Colégio Marista do Recife. Em agosto de 1946, com 15 anos de idade, viajou para a Califórnia realizando assim seu sonho de estudar nos Estados Unidos.

De 1946 até 1948 estudou inglês na Escola Preparatória da Universidade de Vila Nova na Califórnia.

Em 1947 ingressou na Universidade de Loyola (dos Jesuítas), onde graduou-se em 1951, com especialização em Engenharia Civil.

Em 21 de junho de 1952, casou-se com a norte americana Kathleen Flaherty, descendente de irlandeses, com quem passou quarenta e cinco anos casado e teve seis filhos, que lhes deram oito netos e um bisneto.

Mudou-se para o Recife em 1953. De 1953 até 1955 foi Gerente Assistente de Operações da ESSO (Standard Oil Company of Brazil), regressando aos Estados Unidos em 1955.

De 1955 até 1961 foi Coordenador da Fábrica Chrysler Corporation, em Los Angeles – Califórnia.

Em 1961 ingressou na Atonics International (indústria nuclear e aeroespacial) onde permaneceu até 1982. Foi coordenador do projeto para construção de usinas nucleares (projetos secretos) do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Trabalhou para NASA, no desenvolvimento e construção do reator atômico destinado ao fornecimento de energia elétrica para a espaçonave Apollo 11, lançada em 16 de julho e na produção do combustível nuclear, para propulsão do módulo lunar “EAGLE” que pousou na lua em 20 de julho de 1969, sendo condecorado pela NASA pelo sucesso da missão do homem na lua.

Trabalhou na Missão Apollo 13 que se tornou crítica em 13 de abril de 1970 sendo um dos responsáveis pelo retorno à terra, em segurança, dos astronautas James A. Lovell Jr., John L. Swgert e Fred W. Haise Jr. Fato ocorrido em 17 de abril de 1970.

De 1982 até 1999 trabalhou também como Gerente de Projeto da Divisão de Aeronáutica da Rockwel na construção do bombardeiro B1-B da Força Aérea dos Estados Unidos, para o programa de defesa Guerra nas Estrelas do presidente Ronald Reagan.

Trabalhou nos programas da nave espacial Chalenger e no SR-71 “Blackbord”, um avião de reconhecimento estratégico e de longo alcance, capaz de voar com velocidade de 3,2 vezes a velocidade do som e altura de 85.000 pés. Aposentou-se pela Boeing Corporation.

Seus excelentes trabalhos continuam servindo ao povo dos Estados Unidos dentro e fora do país, com aviões estratégicos e tecnologias de defesa para os dias atuais.

Em 22 de janeiro de 2003, já viúvo e aposentado voltou a residir no Recife e em 22 de fevereiro de 2003, voltou à sua terrinha “Bezerros City” (como carinhosamente chamava), para ser homenageado.

O Dr. Samuel Cunha Filho adoeceu criticamente em 13 de abril de 2007 e partiu para o céu com segurança em 17 de abril de 2007.

Duda Falcão 

Comentários

  1. Parabéns pelo merecido reconhecimento. É muito bom conhecer a história deste eminente brasileiro. Que coincidência as datas da missão apolo 13 e as datas do adoecimento e morte do Dr. Samuel.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Jairo!

    Eu também notei isso. Veja como é a vida, né verdade? Obrigado pelas felicitações amigo. Não sei se sou merecedor dessa comenda, mas tenho consciência do bom trabalho de divulgação que o blog BRAZILIAN SPACE vem realizado desde a sua criação no final de abril do ano passado. Muito principalmente pelo grande reconhecimento de vocês leitores, ao qual só tenho a agradecer.

    Forte abraço

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Eng. Danilo!

    Como disse acima, só tenho a agradecer a vocês leitores por agora está sendo agraciado com essa comenda. Afinal, o blog "BRAZILIAN SPACE" sem o apoio de vocês, jamais teria seu trabalho reconhecido.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  4. Parabens, Duda. E excelente a história do brasileiro Samuel Cunha Filho . Mais um que chegou lá com muito estudo.

    ResponderExcluir
  5. Pois é Ricardo,

    O Dr. Samuel Cunha Filho foi um grande cientista brasileiro e eu estou muito honrado em receber essa comenda.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial