CLA Lança FTI para Corrigir os Sistemas Operacionais

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada hoje (01/10) no jornal “O Estado do Maranhão”, destacando que o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) lançou ontem mais um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI), cumprindo assim a segunda etapa da “Operação Fogtrein II - 2010”.

Duda Falcão

CLA lança Mais um Foguete de Treinamento
para Corrigir os Sistemas Operacionais

Operação ocorreu na tarde de ontem, no Centro de Lançamento de Alcântara;
foguete está em fase de qualificação para produção em série com fins comerciais

Bruna Castelo Branco
Enviada especial
01/10/2010

Divulgação/CLA
O foguete de treinamento lançado ontem do CLA
não atingiu o apogeu de 60 mil metros previstos

ALCÂNTARA - Para avaliar as correções feitas no projeto original do Foguete de Treinamento Intermediário (FTI), foi realizado, às 16h de ontem, o lançamento do protótipo no qual foram identificados novos procedimentos que necessitam de correção tanto no foguete quanto em sistemas operacionais. A operação ocorreu no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Esse foi o segundo lançamento do modelo desenvolvido pela empresa brasileira Avibras, cujo projeto está em fase de qualificação para que o mesmo seja produzido em série com fins comerciais. O lançamento integra a Operação FogTrein II, missão com fins de treinamento, avaliação dos sistemas operacionais do CLA, bem como desempenho do foguete.

Em agosto, foi realizado o primeiro lançamento do FTI. Na ocasião, o modelo apresentou falhas no motor que resultaram no mau desempenho e prejudicaram o apogeu do protótipo. Com base nessas falhas, foram realizadas algumas correções, mas, apesar das mudanças, o desempenho do motor também não atingiu ontem a expectativa esperada no lançamento. Para a atividade, existia a previsão de apogeu de 60 mil metros e o alcançado foi de apenas 38.725 m, em um tempo de vôo de 192 segundos, o equivalente a uma baixa de 36% em relação ao previsto.

“Quando realizamos o primeiro lançamento, percebemos falhas que prejudicaram o desempenho balístico do modelo. Fizemos algumas alterações e, mesmo assim, o foguete continuou apresentando resultado abaixo do esperado. Isso nos faz voltar a realizar estudos para entender o que estaria causando os problemas”, explicou o diretor do Centro de Lançamento de Alcântara, coronel Ricardo Rodrigues Rangel, que também é coordenador-geral da operação.

Além do sistema balístico do foguete, com a operação, também foi possível identificar uma falha no sistema de ignição. Uma das chaves de segurança, antecipou-se 13 segundos na cronologia do lançamento. Uma falha desse tipo poderia prejudicar os resultados em casos de lançamentos de grande porte. “Nós temos três chaves de segurança, mas uma não funcionou como deveria acontecer. Agora, vamos investigar os motivos que levaram essa antecipação no acionamento”, detalhou o coronel Rangel.

Apesar das falhas identificadas na operação, o coronel Rangel considerou a Operação FogTrein II como bastante positiva, pois com ela foi possível avaliar melhor o foguete e na qual se identificou outros problemas que devem ser corrigidos para operações maiores.

“O foguete teve um comportamento de rotação, estabilização e transmissão de dados considerados perfeitos. Depois dessa avaliação, nós estamos programando dois outros lançamentos para o próximo ano, um no CLA e outro no Centro de Lançamento Barreira do Inferno, em Natal”, informou o diretor do CLA destacando a importância dos testes antes da produção em série do modelo FTI. “É fundamental que essas falhas sejam identificadas antes de realizar uma produção em série”, ressaltou.

Outras Atividades – Ainda este ano, estão previstas duas operações de lançamento no CLA, integrados a Operação Maracati. Na campanha, que será iniciada no dia 16 de novembro e se estenderá até 15 de dezembro, será lançado um Foguete Improved Orion e um VSB-30.

No caso do VSB-30, modelo de médio porte que integra o Programa de Microgravidade da Agência Espacial Brasileira (AEB), serão colocados em órbita cerca de 10 experimentos científicos para testes em microgravidade. “No caso deste lançamento, será necessário o resgate da carga útil, o que aumenta a complexidade da operação”, adiantou coronel Rangel.

Em relação aos testes da Torre Móvel de Integração (TMI), de onde serão realizadas atividades com foguetes de grande porte, incluindo o Veículo Lançador de Satélites (VLS), a programação foi alterada e as primeiras atividades, antes previstas para serem iniciadas neste mês, foram adiadas para fevereiro do próximo ano. “O atraso ocorreu por causa das obras, não teve nenhum problema operacional. Com a nova previsão, as simulações com o foguete foram adiadas”, informou.

MAIS

Dados do Lançamento

Modelo - Foguete de Treinamento Intermediário
Tamanho - 5.48 m
Apogeu - 38.725 m
Tempo de Vôo - 192 segundos


Fonte: Jornal O Estado do Maranhão - pág. 06 - 30/09/2010

Comentário: Apesar da competente jornalista Bruna Castelo Branco também ter se equivocado com o nome da operação de lançamento de ontem e da operação que ocorrerá com o VSB-30, a mesma nos traz como de costume informações mais abrangentes sobre as atividades atualmente em curso no CLA. E infelizmente mais uma vez nota-se que história se repete constantemente no Programa Espacial Brasileiro. Enquanto em outros países se faz de tudo exitosamente na maioria das vezes para se cumprir os prazos pré-estabelecidos, no PEB esse quesito historicamente não tem qualquer importância e se muda de prazo como se troca de roupa. Nesse ritmo que vai, quando o VLS-1 colocar seu primeiro satélite no espaço o resultado tecnológico desse feito será tão pífio que não terá qualquer repercussão, nem mesmo perante a sociedade brasileira, pois os brasileiros mais afortunados estarão passando as suas férias nos hotéis em órbita e os menos afortunados lendo ou vendo isso acontecer através da mídia. Fora as nações que estarão dando passos na Lua, Marte e até mesmo em asteróides. Frustrante e extremamente lamentável.


Comentários

  1. caro Duda Falcão
    Não sei se voce conhece esse catálogo disponível na internet. Vale a pena conhecer.
    Abs,
    Carlos A. Kasemodel
    The Wrong Stuff - A Catalogue of Launch Vehicle Failures
    Source: Encyclopedia Astronautica (http://www.astronautix.com/):'The Wrong Stuff -

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Cel. Kasemodel!

    Não, realmente eu não conheço esse site e vou dar uma olhada. Obrigado pela dica coronel.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário