Presidente da AEB Visita CRS/INPE em Santa Maria-RS


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (23/09) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando a visita do presidente da AEB, o senhor Carlos Ganem ao Centro Regional Sul do INPE (CRS/INPE), em Santa Maria - RS.

Duda Falcão

Presidente da AEB visita CRS/INPE

23/09/2009

O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Ganem, esteve nesta terça-feira (22/9) no Centro Regional Sul do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CRS/INPE), em Santa Maria. Acompanhado do chefe do CRS/INPE, Afranio Almir Righes, o presidente da AEB visitou também o Observatório Espacial do Sul, em São Martinho da Serra, e participou de audiência com o reitor da UFSM, Clovis Silva Lima.

“A pesquisa especial não tem no Brasil a prioridade que deveria ter. A única forma que eu entendo ser possível colocar o espaço na agenda nacional é ter um projeto que transcenda o mandato de um governo”, disse Ganem.

Durante a audiência com o reitor da UFSM, Ganem se mostrou preocupado com a chamada “exportação de cérebros” do Brasil para a Europa e os Estados Unidos, no que diz respeito a pesquisas espaciais. Ganem acredita que isso pode ser revertido em parte por meio da criação de mecanismos de estímulo, como a concessão de bolsas. Ou por meio da criação no Brasil de outras unidades de pesquisa como a existente no campus da UFSM, estimulando a formação de novos profissionais e a sua fixação no país.

“Se o INPE pudesse reproduzir centros análogos a esse em vários lugares do país, nós teríamos uma melhor compreensão dos fenômenos da natureza que atingem as mais diversas regiões do Brasil”, afirmou o presidente da AEB.

Além de Santa Maria (RS), o INPE possui Centros Regionais em Belém (PA) e Natal (RN). Com sede em São José dos Campos (SP), conta com unidades em Cachoeira Paulista (SP) e Cuiabá (MT), e ainda tem instalações em Atibaia (SP), Eusébio e São Luís (MA).

(Com informações da Assessoria da UFSM)

Da direita para esquerda: Afrânio Righes, chefe do CRS/INPE; Carlos Ganem, presidente da AEB; Damaris Kirsch Pinheiro, da UFSM, e Nelson Schuch, do CRS/INPE


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Janeiro de 2015 Registra Recorde de Focos de Queimadas Detectados Por Satélite

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022