AEB Participa de Missão Empresarial a Suécia


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje 18/09 no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando a participação da agência em uma missão empresarial à Suécia de 19 a 25 de setembro.

Duda Falcão

AEB Participa de Missão Empresarial à Suécia

Coordenação de Comunicação Social / AEB
18/09/2009


Visando fomentar e qualificar a indústria nacional, a Agência Espacial Brasileira (AEB), juntamente com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) – órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – participa, de 19 a 25 de setembro, de uma missão empresarial à Suécia. A visita técnica também tem por finalidade fortalecer a cooperação industrial entre o Brasil e a União Européia por meio da capacitação e da formação de executivos em internacionalização de pequenas e médias empresas.

Conforme o diretor de Política Espacial e Investimentos da AEB e um dos integrantes da missão, Himilcon Carvalho, a atividade vem ao encontro das estratégias da Agência no sentido de aumentar a competitividade do setor industrial brasileiro. “Queremos estreitar a cooperação industrial aeroespacial com a União Européia, ao mesmo tempo em que vamos analisar as práticas e legislações governamentais européias que possam ser adotadas no Brasil para incrementar a nossa cadeia produtiva espacial”, diz. A Suécia é amplamente conhecida pela alta tecnologia aplicada no setor aeroespacial.

Mercado - Desde 2006, a área aeroespacial vem obtendo destaque na balança comercial brasileira, quando se classificou em quinto lugar no ranking de maiores exportadores, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Alemanha, França e Canadá.

Participam ainda da comitiva representantes do Centro de Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista (CECOMPI), Consórcio High Technology Aeronautics (HTA), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil) e Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que farão visitas técnicas a empresas e centros tecnológicos.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Gostaria de lembrar ao leitor que têm sido do Centro de Lançamento de Esrange na Suécia que os foguetes VSB-30 foram lançados com as plataformas Texus e Maser (veja aqui as notas Operação Texus 42 , Operação Texus 43 , Operação Texus 44 , Operação Texus 45 , Operação Maser 11) do Programa Europeu de Microgravidade (PEM). Além disso, foi justamente a Agência Espacial Sueca que homologou recentemente o foguete VSB-30 (veja a nota Agência Espacial Sueca Certifica o VSB-30 Brasileiro). Portanto leitor, não é por acaso que essa missão empresarial será realizada agora em setembro e eu que vivo batendo constantemente na AEB, sinto-me satisfeito nesse momento em poder parabenizá-la por esse reconhecimento (apesar de que os louros também deveriam ser do IAE), já que a mesma tem nesse caso sua parcela de contribuição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022