Concepção Artística do Foguete Suborbital "Edge"


Olá leitor!

Agora a pouco recebi um e-mail do Engenheiro Químico e Mestre em Engenharia Aeroespacial "José Miraglia", coordenador e lider do grupo paulista “Edge Of Space”, solicitando que divulgasse no blog a concepção artística do novo foguete suborbital “Edge” que se encontra em desenvolvimento pelo grupo.

O grupo Edge Of Space que já foi abordado aqui no blog (vejam as notas Edge Of Space - A Inovadora Iniciativa Paulista , Novo Motor da "Edge Of Space" Pronto para Testes) é um grupo paulista particular constituído por engenheiros, mestres ou mestrandos em engenharia aeroespacial, especificamente em propulsão líquida que foram formados no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).

Segundo Miraglia, o objetivo do grupo é desenvolver um foguete suborbital de baixo custo e com propelente 100 % natural e “verde”, no caso o peróxido de hidrogênio e etanol para experimentos em microgravidade, reentrada, etc. Para a primeira etapa que consistirá nos testes do motor foguete o grupo está aguardando a liberação do PIPE Fase II, projeto da FAPESP.

Deste foguete que está previsto para fazer seu vôo inaugural no final de 2010, nascerá um foguete maior que terá uma característica única e que o grupo está guardando cuidadosamente a sete chaves.

Ainda segundo o engenheiro Miraglia, todo trabalho do grupo é feito com recurso bastante limitado, e com recursos próprios e sem desperdício, bem diferente do que acontece com o Programa Espacial Brasileiro (PEB). Portanto, o engenheiro e o seu grupo colocam-se a inteira disposição de empresários que estejam dispostos em investir nesse projeto de foguete e em outros projetos que estão em desenvolvimento pelo grupo.

Abaixo segue a concepção artística do foguete, chamando a atenção do leitor para a ogiva do foguete que será "bicônica", e servirá para estudos de reentrada.

Duda Falcão

Para maiores informações visite o site do grupo pelo link: http://www.edgeofspace.org


Concepção Artística do Foguete Suborbital “Edge”

O Foguete Suborbital “Edge” na Plataforma de Lançamento

Descrição Completa da Missão do Foguete Suborbital “Edge”


Comentário: Esse grupo paulista está de parabéns pela sua iniciativa e pela sua inovação. Acredito que o mesmo venha ser (caso atinja seus objetivos) o embrião da primeira empresa privada brasileira especializada em lançamentos de cargas úteis no espaço (nano e microsatélites). Sucesso ao engenheiro Miraglia e ao grupo “Edge Of Space”. O Brasil esta torcendo por vocês.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

Janeiro de 2015 Registra Recorde de Focos de Queimadas Detectados Por Satélite