Satélites de Estudantes Russos Registram Elevada Radiação ao Sobrevoar América do Sul

Olá leitor!

Segue abaixo uma curiosa notícia publicada dia (04/03) no site do "Sputnik News Brasil" destacando que Satélites de Estudantes Russos registram elevada radiação ao sobrevoar América do Sul.

Duda Falcão

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Satélites de Estudantes Russos Registram
Elevada Radiação ao Sobrevoar América do Sul

Sputnik News Brasil
04/09/2018 - 08h09
Atualizado às 04/09/2018 - 08h15

© flickr.com/ Mad House Photography

As primeiras medições dos satélites em miniatura, SiriusSat-1 e SiriusSat-2, desenvolvidos por estudantes russos, registraram uma elevada radiação ao passarem pela América do Sul, relatou a empresa Sputnix que fabrica componentes para os CubeSat (satélites miniaturizados usados para pesquisas espaciais e comunicações radioamadoras).

"Os detectores de partículas carregadas e raios gama instalados em satélites permitem estudar as rápidas flutuações dos fluxos de elétrons na fronteira do cinturão de radiação externa [Cinturão de Van Allen] e na fronteira da Anomalia Magnética do Atlântico Sul", disse Vitaly Bogomolov, cientista e desenvolvedor dos detectores.


A Anomalia Magnética do Atlântico Sul é uma área do Chile ao Zimbábue, na qual o campo magnético da Terra se enfraquece tornando a radiação mais alta do que em outras regiões. 

Os cosmonautas russos, Oleg Artemiev e Sergei Prokopiev da Estação Espacial Internacional (EEI), lançaram dois satélites para fora da plataforma orbital no dia 15 de agosto.

A empresa Sputnix disse que está prevista a participação de estudantes da Universidade Estatal de Moscou na análise dos dados enviados por satélites que operarão entre três meses a um ano e meio.


Fonte: Site Sputniknews Brasil - http://br.sputniknews.com/

Comentários