O IEAv Promoverá em Novembro o 8º Simpósio de Sensoriamento Remoto de Aplicações em Defesa (SERFA 2018)

Olá leitor!

Segue uma nota postada recentemente no site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) destacando que este instituto promoverá em Novembro o "8º Simpósio de Sensoriamento Remoto de Aplicações em Defesa (SERFA 2018)".

Duda Falcão

O Instituto de Estudos Avançados (IEAv)
Promoverá o 8º Simpósio de Sensoriamento Remoto de Aplicações em Defesa
(SERFA 2018) em Novembro

IEAv – Instituto de Estudos Avançados


Entre os dias 05 e 08 de Novembro do presente ano, a Subdivisão de Sensoriamento Remoto do Instituto de Estudos Avançados promoverá o Simpósio de Sensoriamento Remoto de Aplicações em Defesa, que se encontra em sua 8ª edição, e será realizado em São José dos Campos, nas dependências do IEAv, tendo o apoio do Grêmio Amarante Administração de Serviços.

Esta 8ª edição do SERFA contará com a participação especial da Comissão Coordenadora de Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE) e com o Centro de Operações Espaciais (COPE) e a Divisão de Inteligência (DIVINT), ambos do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), refletindo a abrangência e a importância das tecnologias de Sensoriamento Remoto no âmbito da Defesa Nacional.

O tema central do SERFA 2018 será “Caminhos para consolidar o segmento espacial no âmbito da Defesa”, sendo nossa intenção discutir tópicos do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE) relacionados a novas tecnologias espaciais (ex.: aplicações de micro, nano e pico satélites), e como isto pode contribuir para o desenvolvimento da indústria nacional. Será uma oportunidade de aproximação da academia, órgãos do governo e empresas que atuam na área de defesa. Este tema está alinhado à Estratégia Nacional de Defesa (END) e às diretrizes e concepções estratégicas do Comando da Aeronáutica (COMAer).

Além do tema central, serão também abordados os seguintes temas:

* Sensoriamento Remoto em operações multidomínios (terra, mar, ar, espaço e cyber)

* Caracterização espectral de alvos e de sensores

* Fusão de dados a partir de imagens de sensoriamento remoto

* Aplicações operacionais com imagens SAR, Hiperespectrais e LIDAR

* Processamento de imagens em tempo real com alto desempenho

O SERFA 2018 permanecerá com o formato de sucesso de sua edição anterior, ou seja, a estrutura será composta de painéis, apresentações de estudos de caso com abordagem científica, workshops, fóruns para discussões e networking. Como novidade para a atual edição, a comissão organizadora promoverá uma competição de Fusão de Dados, objetivando a aproximação do instituto de pesquisa com o meio acadêmico.

Além dos órgãos já citados, o evento desse ano contará ainda com a presença de representante do Comando da Aeronáutica, do Comando de Operações Aeroespaciais, bem como de diversas empresas do ramo aeroespacial.

Maiores informações podem ser obtidas no site oficial do evento:


Fonte: Site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv)

Comentários