Pesquisador do IEAv é Destaque em Pesquisa e Tem Artigo Publicado em Periódico Internacional

Olá leitor!

Segue uma interessante nota postada recentemente no site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) destacando que Pesquisador deste instituto é destaque em pesquisa e tem artigo publicado em periódico internacional.

Duda Falcão

Pesquisador do IEAv é Destaque em
Pesquisa e Tem Artigo Publicado em
Periódico Internacional

IEAv – Instituto de Estudos Avançados


Dois dos pesquisadores do Instituto de Estudos Avançados foram recentemente dignos de destaque em suas pesquisas, tendo a mesma sido publicada no Jornal Internacional “Surface & Coatings Technology”, um dos maiores e melhores jornais dessa área.

Os pesquisadores J.G.A.B. Simões e R. Riva são os autores do artigo “Geração em Alta Velocidade de Estruturas de Superfícies Periódicas Induzidas por Laser (LIPSS) em superfície de aço Inox usando um laser pulsado de nanossegundo”, o qual foi digno de publicação no eminente jornal, devido à relevância do tema e dos resultados alcançados.

De forma geral, Nano e microestruturação de superfícies têm uma ampla gama de aplicações em engenharia de materiais, como: fabricação de células solares mais eficientes com superfícies nanoestruturadas, melhoria de algumas propriedades tribológicas de materiais metálicos na redução de atrito, geração de superfícies super-hidrofóbicas (não molhamento de superfície), controle da proliferação de células endoteliais em substratos com nanopadrões gerados a laser, nano / micro texturização para melhorar a aderência de vários revestimentos, marcação com cor em superfícies, etc. Todos esses temas apresentam alto impacto não só acadêmico, mas também comercial, motivo pelo qual foi escolhida para a referida publicação.

Segundo o Cel Av Lester de Abreu Faria, “ter temas de alta relevância sendo estudados pelo IEAv já seria um grande motivo de orgulho nacional, mas quando percebemos que os resultados alcançados são dignos de reconhecimento internacional, aí sim temos a certeza de que trilhamos o caminho certo e que fazemos a diferença para o Brasil, não só em termos militares, mas também em condições comerciais, favorecendo e incentivando a economia nacional.”



Fonte: Site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv)

Comentários