Veículo Suborbital VSB-30 Terá Modelo Modernizado
Olá leitor!
Veja abaixo uma nota postada hoje (30/03) no site da
Força Aérea Brasileira (FAB), destacando que o foguete suborbital VSB-30 terá
seu modelo modernizado.
Duda Falcão
LAAD 2017
Veículo Suborbital VSB-30
Terá Modelo Modernizado
Processo prevê novos dispositivos de segurança e de
ordens pirotécnicas
Por Ten Jussara Peccini,
Agência Força Aérea
Publicado: 30/03/2017 08:30h
Com mais de 20 lançamentos de sucesso, sendo a maior
parte no exterior, o veículo
suborbital VBS-30, desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço
(IAE), terá a terceira versão do modelo modernizado. O veículo contará com
outro dispositivo mecânico de segurança e novo equipamento de ordens
pirotécnicas, que comanda os eventos, como ignição, separação de estágio e
separação de carga útil, durante o voo.
“Estamos estudando uma proposta de desenvolvimento em
conjunto com a Agência Espacial Alemã para a modernização do projeto”, afirma o
gerente do projeto do VSB-30, Eduardo Dore.
As principais mudanças para a próxima geração do VSB-30
seriam a retirada do amianto da composição da proteção térmica dos motores e a
qualificação do Dispositivo Mecânico de Segurança Remoto (DMS-R). O objetivo é
diminuir o número de pessoas e o tempo de exposição ao risco na armação dos
veículos. O projeto também prevê a otimização e a modernização do sistema de
ignição e o desenvolvimento do sistema de terminação de voo.
Maquete em tamanho reduzido do veículo suborbital VSB-30.
|
Desenvolvido há mais de 30 anos para atender aos
requisitos da Agência Espacial Europeia (ESA), o VSB-30 é certificado,
qualificado, e considerado seguro, confiável e estável. A plataforma serve para
testes de experimentos científicos e tecnológicos com aplicação em satélites,
veículos espaciais e indústria farmacêutica, por exemplo, em ambiente de
microgravidade. “Este ambiente proporciona a realização de experimentos
científicos e tecnológicos sem ação de forças externas, somente com a força da
gravidade”, afirma o engenheiro.
O veículo tem capacidade de levar cargas úteis em torno
de 400kg a uma altitude de 240km, proporcionando ambiente de microgravidade por
até seis minutos. O apogeu do veículo ocorre acima de 240 km (ápice da
parábola) e o ponto de dispersão (queda) a cerca de 20km do local do
lançamento. A precisão do local da queda é um item importante. Devido a isso, a
maior parte dos 22 lançamentos foi realizada em Esrange, na Suécia, já que o
local possui fronteiras com demais países nórdicos.
Ainda neste semestre, a Austrália deve efetuar o segundo
lançamento do VSB-30 em seu território com a carga útil HiFire 4. O primeiro
lançamento ocorreu em 2016.
Amanhã você vai conhecer o motor de propulsão
líquida L-75.
Fonte:
Site da Força Aérea Brasileira (FAB) - http://www.fab.mil.br
Comentário: Veja bem leitor, é natural que melhoramentos
sejam feitos em produtos para mantê-los sempre competitivos no mercado, mas
será que neste caso eles não estão sendo feitos (talvez prematuramente) devido as
ultimas falhas deste foguete? Não sei, mas é um caso a se pensar. De qualquer forma está aí a notícia, sendo bom
saber que em breve outro VSB-30 será lançado da Austrália. Sucesso ao mesmo.
Pelo menos esse projeto vingou no Brasil,más é preciso muito mais,más tá difícil, somos governados por ratos que não estão nem ai.
ResponderExcluir