Astrônomos Brasileiros Descobrem Novo Cometa na Órbita do Sol

Olá leitor!

Segue abaixo uma interessante notícia postada dia (02/03) no site “Apollo11.com” destacando que astrônomos brasileiros do Observatório SONEAR, em Minas Gerais, descobriram mais um cometa na órbita do Sol.

Duda Falcão

Editoria: Astronomia

Astrônomos Brasileiros Descobrem
Novo Cometa na Órbita do Sol


Quinta-feira, 2 mar 2017 - 08h37

O novo objeto foi descoberto pela equipe do Observatório SONEAR, em Minas Gerais, e está neste momento a 482 milhões de km da Terra. O cometa tem orbita parabólica e deve atingir a máxima aproximação do Sol em julho.

 Gráfico mostra a posição orbital do cometa C/2017 D2 
(Barros) alguns dias depois de descoberto.

Batizado de C/2017 D2 (Barros), o novo cometa foi pela primeira vez observado em 23 de fevereiro de 2017 pelo astrônomo João Ribeiro Barros e oficialmente confirmado pelo Minor Planet Center, MCP, em 1 de março de 2017.

Este é o quinto cometa descoberto pela equipe do SONEAR, observatório privado situado na cidade de Oliveira, MG, e mantido com recursos próprios pelos astrônomos Cristovão Jacques, Eduardo Pimentel e João Ribeiro Barros, autor da descoberta recente.

C/2017 D2 (Barros) é um objeto de orbita parabólica, de muito longo período, com inclinação da orbita de 31 graus e que deve se aproximar ao máximo do Sol em 12 de julho de 2017, quando chegará a 375 milhões de km da estrela.

Atualmente, Barros está entre as orbitas de Marte e Júpiter, a 482 milhões de km da Terra. Por ter uma orbita extremamente grande, similar a uma parábola, após passar pelo Sol seguirá para fora do Sistema Solar.


Fonte: Site Apolo11 -  http://www.apolo11.com/

Comentário: Simplesmente fantástico o trabalho que essa galera do Observatório SONEAR vem realizando nos últimos anos, e até onde sei (posso está enganado), isso sem qualquer ajuda governamental. O Blog BRAZILIAN SPACE parabeniza o astrônomo João Ribeiro Barros e sua equipe e manifesta publicamente o nosso interesse em entrevista-lo. Espero que o mesmo seja um de nossos leitores.

Comentários

  1. Com certeza estão de parabéns! Não conheço do assunto, mas se minhas aulas de geometria analítica foram boas como eu acredito, então será um cometa que será ejetado do sistema solar? (diferente da elipse que fecha-se sobre si formando as costumeiras órbitas que vemos nas simulações e os documentários, a parábola é uma função que se desenvolve infinitamente sem fechar-se sobre si).

    ResponderExcluir
  2. " Isso sem ajuda governamental" Tá ai o motivo do sucesso deles

    ResponderExcluir

Postar um comentário