Alunos Desvendam o Mundo da Física de Partículas

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (13/01) no site da “Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)” destacando que estudantes e professores do 2º Grau desvendaram o mundo da Física de Partículas durante a realização do “MasterClass Internacional em Física de Partículas” realizado no Câmpus de São Paulo desta universidade paulista.

Duda Falcão

Notícias

Alunos Desvendam o Mundo
da Física de Partículas

MasterClass inicia estudantes de Ensino Médio de 42 países nos mistérios do Universo

Assessoria de Comunicação e Imprensa
12/03/2015

Foto: Paulo Velloso
MasterClass 2015 no Núcleo de
Computação Científica da UNESP.
Responsável pela pesquisa dos constituintes da matéria e pela descrição das interações que existem na Natureza, a Física de Partículas vem ganhando, nos últimos tempos, posição cada vez de maior destaque. Visando divulgar esta fascinante área da ciência entre estudantes do 2° grau, o grupo SPRACE (São Paulo Research and Analysis Center) promoveu, pelo oitavo ano consecutivo, o MasterClass Internacional em Física de Partículas. Reunindo perto de 215 alunos e 25 professores de 15 escolas do Estado de São Paulo, o evento foi realizado entre os dias 6, 10 e 11 de março, no Câmpus de São Paulo da UNESP.

Os dados disponíveis para uso educacional do MasterClass foram produzidos pelo CERN, organização européia de pesquisa nuclear. “Os alunos poderão examinar, a partir desses dados, por exemplo, os produtos de colisões entre partículas, ‘redescobrir’ o bóson Z e ‘caçar’ o bóson de Higgs”, diz Sandra Padula, pesquisadora do Instituto de Física Teórica (IFT), da UNESP, e coordenadora do evento.

Ligados ao programa anual MasterClass, institutos de pesquisa e universidades ao redor do mundo também recebem alunos de Ensino Médio e seus professores para fazê-los vivenciar a vanguarda da pesquisa científica. “Na edição deste ano, cientistas de 210 universidades e laboratórios de pesquisa de 42 países receberão os participantes do MasterClass”, relata Sandra.

“Descoberta do Universo”

Este ano, participaram do MasterClass no dia 6 de março, as seguintes instituições educacionais: Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP, Colégio Bandeirantes, Escola N. S. das Graças, Colégio Vera Cruz, Instituto Federal de São Paulo, Colégio Elvira Brandão, Colégio Fecap, Colégio Miguel de Cervantes, em São Paulo, e o Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá. Nos dias 10 e 11 de março participaram: Colégio Dante Alighieri, E.E. Prof. Milton da Silva Rodrigues e E.E. Reverendo Tércio Moraes Pereira, todas de São Paulo; E.E. Ryioti Yassuda, de Pindamonhangaba, E.E. Jd. Riviera, de Santo André, e Instituto Alpha Lumen, de São José dos Campos.

Para Gabriel Campanelli, 15 anos, aluno do segundo ano do Ensino Médio da Escola Reverendo Tércio, na Zona Leste de São Paulo, o evento acabou descortinando um novo mundo. “Vai ser importantíssimo na minha iniciação científica”, afirma. João Victor Ribeiro, de 14 anos, que cursa o 1º ano na Escola Jardim Riviera, no Parque Miami, também em São Paulo, se diz fascinado com o que considera “a descoberta do Universo”.

Vinda de Pindamonhangaba (SP), onde cursa o 2º ano na Escola Ryioti Yassuda, Carmem Azevedo, 15 anos, viu, a partir do evento, “balançar” a sua primeira opção profissional: “Sempre adorei a Medicina, mas agora passei a considerar também a Física”.  

Visita Virtual

Com o firme propósito de inovar e diversificar a cada ano, o MasterClass 2015 acrescentou à sua programação uma visita virtual guiada ao CMS – Compact Muon Solenoid –, detector ligado ao CERN, no dia 12. “Participarão seis escolas de São Paulo, orientadas por um aluno nosso, o doutorando José Cupertino Ruiz, e pela pesquisadora do Rio de Janeiro, Patrícia Rebello Teles, que estão lá no CERN”, acrescenta Sandra.

O MasterClass 2015 foi coordenado, também, por Valéria Dias, da USP, Pedro Mercadante, da Universidade Federal do ABC, e Fernando Campos Carvalho, do Instituto de Ciência e Tecnologia do câmpus da UNESP em São José dos Campos.

Outras informações sobre o evento, em http://www.sprace.org.br/events/MasterClass-2015.


Fonte: Site da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Comentário: Interessante iniciativa educacional. Parabéns a UNESP.

Comentários