INPE Festeja 50 Anos com Homenagem a Servidor

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada hoje (04/08) no jornal “O VALE” destacando que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) festeja 50 anos com homenagem a servidor.

Duda Falcão

REGIÃO

INPE Festeja 50 Anos com
Homenagem a Servidor

Evento hoje de manhã na sede do instituto, em São José,
contará com homenagem aos servidores mais
antigos ainda em atuação

São José dos Campos
4 de Agosto de 2011 - 03:57

Foto: Thiago Leon

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, participa hoje, às 10h, da cerimônia de comemoração dos 50 anos do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

O evento, na sede do instituto, homenageará os funcionários mais antigos, além de servidores com destaque na área de pesquisa.

Também é aguardada a presença do presidente da AEB (Agência Espacial Brasileira),
Marco Antônio Raupp, que dirigiu o INPE na década de 80. Na ocasião, será apresentado oficialmente o Plano Diretor do instituto, com metas de curto e médio prazos para desenvolvimento de programas de satélites e investimentos na área.

História - O INPE completou 50 anos ontem. Surgiu em 3 de agosto de 1961, com a criação do Grupo de Organização da Comissão Nacional de Atividades Espaciais, o embrião do atual órgão.

Passou a se chamar Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais em 1990. Três anos depois, lançou o primeiro satélite brasileiro, o SCD-1. Posteriormente, participou de outros projetos de satélites em parceria com a China, no programa CBERS.

Atualmente, a comunidade do instituto estuda uma fusão com a AEB para dinamizar o Programa Espacial Brasileiro.

A idéia, proposta pelo presidente da AEB e aprovada pelo ministro Mercadante, visa concentrar as ações do programa no INPE. A medida também facilitaria a captação de recursos para investimentos, como a contratação de funcionários.

Os eventos de comemoração pelos 50 anos do INPE vão até o final de semana. No sábado, haverá apresentação da Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo.

Obs: Assista ao vivo a transmissão dessa solenidade de comemoração pelos 50 anos do INPE a partir das 10:00 horas pelo link: www.lit.inpe.br/aovivo


Fonte: Site do jornal “O VALE” - 04/08/2011

Comentário: Sinceramente espero e torço que o ministro Mercadante chegue a essa cerimonia com algo em mãos, e não só com a disposição de dar tapinhas nas costas dos servidores e da direção do INPE.

Comentários