Na Festa de 50 Anos, Direção do INPE Descarta Fusão

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada hoje (05/08) no jornal “O VALE” destacando que na festa de 50 anos, a direção do INPE descartou fusão com a AEB.

Duda Falcão

REGIÃO

Na Festa de 50 anos, Direção do
INPE Descarta Fusão com AEB

Proposta, antes consenso, agora é reavaliada, diz diretor;
já para ministro, é preciso integração maior entre instituições

Chico Pereira
5 de Agosto de 2011 - 04:03

Foto: Thiago Leon

A direção do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), de São José dos Campos, reavalia a proposta de fusão do instituto com a AEB (Agência Espacial Brasileira).

O diretor da instituição, Gilberto Câmara, antes defensor da proposta, disse ontem que é contra a fusão, caso ocorram mudanças estruturais no INPE.

Câmara declarou que o instituto precisa ser preservado na sua integridade e no nome. Em declarações anteriores, o dirigente ressaltou que a fusão seria benéfica para o instituto porque o INPE seria fortalecido. Outro argumento utilizado por ele em favor da proposta é que ela seria a única forma de garantir um novo plano de cargos para os servidores.

Ontem, no entanto, Câmara mudou de postura ao comentar o assunto na festa de aniversário de 50 anos da instituição.

Segundo ele, é prematuro falar em fusão sem uma profunda discussão.

“É cedo para tomarmos uma posição com relação à fusão do INPE com a AEB. É preciso garantir o nome do INPE e a sua integridade. Ainda haverá muita discussão antes que se concretize uma mudança institucional”, disse.

Ele ressaltou que seria favorável à proposta se fosse preservado tudo o que o INPE faz e desde haja garantia de que os cargos de direção sejam preenchidos por meritocracia. “Sem isso e se o nome do INPE não for mantido, sou contra a fusão”, afirmou Câmara.

Proposta - A proposta de fusão partiu do presidente da AEB (Agência Espacial Brasileira), Marco Antonio Raupp, ex-diretor do INPE.

Na avaliação de Raupp, a mudança estrutural das duas instituições geraria uma nova Agência Espacial, com mais poder de autonomia e recursos para o Programa Espacial.

“Lançamos uma proposta conceitual para discussão. Aguardamos participações”, afirmou Raupp.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, presente na cerimônia, salientou que não há pressa na tomada de decisão sobre a proposta da AEB.

“É um tema que está em discussão com várias instituições da área espacial, entre elas, o DCTA. Qualquer mudança institucional somente ocorrerá se houver consenso”, afirmou Mercadante.

Para o ministro, entretanto, é fundamental maior integração das instituições do setor espacial e também do setor privado, para atender às demandas do país.

Festa - A festa de 50 anos do INPE reuniu pelo menos 300 pessoas. Foram homenageados servidores com mais de dez anos de carreira e os que se destacaram em várias áreas.

Câmara Diz que Instituto Precisa de 600 Servidores

São José dos Campos - O diretor do INPE, Gilberto Câmara, afirmou que o maior desafio atual do instituto é a renovação do quadro de servidores concursados.

Ele alertou que o INPE chega aos 50 anos com uma equipe madura, com funcionários em fase de aposentadoria.

“Precisamos de novos quadros para dar continuidade aos produtos e serviços inéditos para o Brasil”, afirmou.

Câmara salientou que o INPE precisa de mais 600 servidores efetivos. Segundo ele, o instituto tem atualmente 400 funcionários terceirizados.

“Se contratarmos esse número, permanecemos como estamos agora. Então, precisamos de mais 200 para termos uma equipe de longo prazo.”

Orçamento - Já com relação aos recursos financeiros, o diretor afirmou que, para a implementação de metas do Plano Diretor para o período de 2011 a 2015, o INPE necessita de orçamento anual de pelo menos R$ 400 milhões, ante R$ 250 milhões deste ano.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, afirmou que negocia com o governo a aplicação do critério das universidades federais para a contratação de pessoal.

“As vagas são abertas automaticamente, quando ocorre aposentadoria”, disse


Fonte: Site do jornal “O VALE” - 05/08/2011

Comentário: Veja você leitor que aparentemente a direção do INPE começa acordar de um encanto inicial com o governo DILMA, que por sua vez através do seu ministro Mercadante (quem assistiu a transmissão do evento pôde verificar) começa ensaiar uma diminuição de recursos para o INPE/DCTA/IAE reforçando a necessidade do apoio a mal engenhada empresa ACS e utilizando-se da desculpa esfarrapada da necessidade de contenção de despesas devido à incerteza da economia mundial gerada pelas ações dos EUA. Lá vem o golpe, e já passou da hora da comunidade científica aeroespacial brasileira adotar uma postura mais agressiva em defesa do "Programa Espacial Brasileiro". É preciso que todos os profissionais envolvidos com o programa (desde os servidores aos profissionais ligados a empresas privadas do setor) se unam e exijam do governo “Solução Já” para os problemas do PEB, nem que isso seja feito através de uma passeata até o "Palácio do Planalto", pois essa gente vem enrolando e impedindo o desenvolvimento da área há décadas e não há mais espaço e nem desculpa para isso. “Solução Já”, esse deve ser o lema dessa luta, chega de jogo de cena e de conversa fiada, estamos no limiar do avanço tecnológico humano e o Brasil não pode ficar a margem dessa nova fronteira.

Comentários