INPE Chega aos 50 Anos em Meio a Dilema

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada hoje (03/08) no jornal “O VALE” destacando que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) chega aos 50 anos em meio a dilema sobre o futuro.

Duda Falcão

REGIÃO

INPE Chega aos 50 Anos em
Meio a Dilema Sobre o Futuro

Criado em 1961, instituto é hoje referência internacional na
pesquisa de clima e monitoramento da Terra, mas sofre com
falta de recursos e pessoal; projeto em estudo
prevê a criação de nova agência espacial

Chico Pereira
São José dos Campos
03 de Augusto de 2011 - 04:09

Foto: Thiago Leon

O INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), de São José dos Campos, completa hoje 50 anos em meio ao dilema sobre os rumos futuros da instituição.

Criado em 1961 com a missão de desenvolver programas no campo espacial, o INPE, ao longo da sua trajetória, assumiu responsabilidades além da construção de satélites e de pesquisar o espaço.

A instituição está presente no cotidiano da sociedade brasileira por intermédio de serviços e pesquisas na área ambiental, como elaboração da previsão do tempo e de catástrofes naturais, monitoramento do desmatamento na Amazônia e realização de estudos das mudanças globais do clima e suas conseqüências para o território brasileiro.

Debate - Considerado o centro científico brasileiro com maior visibilidade internacional, o INPE, no entanto, vivencia um momento polêmico, com a possibilidade de mudanças estruturais e de prioridades para o futuro.

A comunidade interna debate, ainda sem conhecimentos profundos, a proposta de o instituto e Agência Espacial Brasileira se fundirem em uma nova agência espacial.

Defensor do projeto, o diretor do INPE, Gilberto Câmara, analisa a fusão como a possibilidade de o instituto resolver problemas crônicos, como falta de recursos financeiros e humanos e melhoria salarial para os servidores, com a possibilidade de criação de um novo plano de cargos.

Para Câmara, a fusão também irá fortalecer a instituição junto ao Estado brasileiro. “Com a fusão com AEB, o INPE ganhará destaque na estrutura do Estado brasileiro e poderá se mostrar para o governo com toda a sua integridade”, avalia o diretor.

Opinião - Com 44 anos de trabalho no instituto, o pesquisador José Humberto Andrade Sobral, 67 anos, é o servidor mais antigo do INPE.

Na sua opinião, o instituto passa por turbulências. Mesmo assim, não pensa na aposentadoria. “Temos que repassar o que aprendemos e conhecemos para os mais jovens.”

Crítico, Sobral afirmou que o INPE está se transformando apenas em um instituto prestador de serviço.

“Ele está se afastando da sua missão de pesquisar e desenvolver conhecimento científico e tecnológico. O INPE tem trabalhos importantes na área espacial, na construção de satélites, no estudo da atmosfera, com resultados em benefício do país. Não pode deixar essa missão para ser apenas prestador de serviço”, disse o servidor.

Para Fernando Morais, servidor há 36 anos, o INPE teve “um passado glorioso, vive um momento de fragilidade e pode ter um futuro dramático”.

Morais, que também preside o Sindicato dos Servidores Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Vale do Paraíba, avalia que a instituição tem vivenciado altos e baixos, “mandos e desmandos” e nem sempre tem o reconhecimento que merece por parte das esferas governamentais.

A preocupação atual é com a proposta de fusão e suas conseqüências para o INPE.

Meta é Nova Geração de Satélites

São José dos Campos - O Plano Diretor elaborado pela direção do INPE enumera 12 metas a serem cumpridas no período de 2011 a 2015.

Entre as principais está a efetivação de um programa de satélites de telecomunicação e observação da Terra para atender às demandas brasileira e internacional de comunicação, monitoramento territorial e oceânico, previsão de tempo e clima, e estudos sobre mudanças globais.

O plano destaca a necessidade de criação de centros operacionais de monitoramento e modelagem de clima espacial, desastres naturais e mudanças do uso da terra no Brasil.

Outro destaque previsto no plano é a ampliação da presença nacional do INPE a partir das ações de pesquisa e desenvolvimento nos centros regionais na Amazônia, Nordeste e Sul, enfatizando as especificidades e desafios de cada região.

Também está prevista a necessidade de fomentar a infra-estrutura, a gestão de competências e de pessoas, e os serviços administrativos de forma a garantir a execução das atividades do instituto.

O documento destaca que o orçamento anual do INPE tem melhorado, passando da média de R$ 160 milhões para cerca de R$ 250 milhões.

COMEMORAÇÃO

Evento

O evento em comemoração aos 50 anos do INPE acontece amanhã, com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.

Homenagem

No evento serão homenageados os servidores que completam mais de dez anos, aposentados e os que se destacaram em vários setores.

Orquestra

Sábado acontece concerto da Orquestra Jazz Sinfônica de SP.


Fonte: Site do jornal “O VALE” - 03/08/2011

Comentários