Pesquisadores do ON Desenvolvem Novo Instrumento


Olá amigos!

Segue abaixo uma notícia publica na revista Pesquisa FAPESP (edição de setembro de 2009) destacando o desenvolvimento pelos pesquisadores do Observatório Nacional (ON), no Rio de Janeiro, de um instrumento chamado “heliô­metro”, destinado ao monitoramento contínuo das variações da forma e do diâmetro solar.

Duda Falcão

Linha de Produção

Aparelho Mede o Sol

Edição Impressa 163
Setembro 2009


© Eugênio Reis/ON
Heliômetro Registra 8 Mil Imagens por Hora

Pesquisa FAPESP - Um instrumento chamado heliô­metro, destinado ao monitoramento contínuo das variações da forma e do diâmetro solar, informações que podem ser empregadas no estudo de mudanças climáticas em grande escala, foi desenvolvido por pesquisadores do Observatório Nacional (ON), no Rio de Janeiro, utilizando uma antiga técnica astronômica. “Resgatei o princípio óptico do heliômetro e utilizei tecnologias atuais, como espelhos feitos com material cerâmico, câmeras digitais e tubos de fibra de carbono para manter o instrumento geometricamente estável”, explica o pesquisador Victor D’Ávila, integrante do Grupo de Instrumentação e Referência em Astronomia Solar (Girasol) e projetista do heliômetro. “Há muito tempo nos interessamos pelas variações do diâmetro do Sol e do achatamento dos polos solares”, relata. Esses estudos vinham sendo conduzidos há pelo menos três décadas pelo grupo com outro aparelho, que consegue registrar 1.800 imagens por dia do diâmetro solar. Com o heliômetro, que teve apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), é possível captar 8 mil imagens por hora, o que significa maior precisão nas medidas da forma e do diâmetro solar.


Fonte: Revista Pesquisa FAPESP - núm. 163 - setembro de 2009

Comentário: Como o leitor pode notar, exemplos não faltam do desenvolvimento da Astronomia em nosso país. Parabéns aos pesquisadores dos ON pelo desenvolvimento desse instrumento e sucesso no uso do mesmo.

Comentários