INPE/MCTI Assina na Paraíba 'Termo de Outorga' Que Concede Recursos Para o Radiotelescópio Bingo
Olá leitores e leitoras do BS!
Fonte: INPE/MCTI
No dia 14 de dezembro do ano passado, a Coordenadora-Geral de Gestão Organizacional do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), unidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a Sra. Mônica Rocha, esteve em João Pessoa-PB, para participar de uma interessante cerimônia de assinatura do 'Termo de Outorga' para concessão de recursos, no valor de R$ 12 milhões, visando a implantação do 'Radiotelescópio Bingo (Baryon Acoustic Oscillations from Integrated Neutron Gas Observations)', equipamento este que será instalado no município de Aguiar, no Sertão da Paraíba. (saiba mais pelo link: https://bingotelescope.org/pt/).
A solenidade ocorreu no 'Palácio da Redenção', na capital paraibana, ocasião em que o governador daquele estado, o Sr. João Azevêdo, recebeu uma imagem de satélite do município de João Pessoa, produzida pelo INPE/MCTI, obtida a partir da Câmera WPM do Satélite CBERS 04A.
Fonte: INPE/MCTI
O Radiotelescópio BINGO terá como principal objetivo medir as oscilações no universo primitivo que estão associadas com a formação de galáxias, cobrindo assim o 'Universo' que se acredita hoje tenha a idade entre 9 e 12 bilhões de anos.
Vale aqui destacar que o INPE/MCTI é um dos participantes deste projeto, em conjunto com a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), bem como outros parceiros internacionais da China, Reino Unido, França, África do Sul e Alemanha. Esta será sem dúvida amigos leitores mais uma grande conquista da inquieta Comunidade Astronômica Brasileira.
Palmas!!! O Bingo vais ser um dos dos instrumentos científicos mais importantes em sua categoria da atualidade se não o mais importante, muito legal que seja brasileiro e vá ficar no Brasil!
ResponderExcluir