Anote aí na agendinha... eventos astronômicos para se observar no céu em 2022

Olá, Leitora! Olá, Leitor!

O ano de 2022 será repleto de eventos astronômicos que podem ser observados pelos astrônomos ou mesmo pelos apreciadores desse tipo ocorrências.

Imagem: Calendário Astronômico UFMG (Adaptada)
Fonte: https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/calendarioastronomico/

Seguie abaixo a lista de eventos diulgada pelo canal G1 (em 03/01/2022), para você anotar na sua agendinha e acompanhar, quando possível:

1. Periélio e afélio

A Terra atingirá seu ponto mais próximo do Sol na terça-feira (4). O fenômeno ocorrerá às 06h52 UTC (3h52 no horário de Brasília). No periélio (que quer dizer literalmente "perto do Sol"), o planeta fica a 147 milhões de km da estrela central do Sistema Solar. 

O afélio (o oposto do periélio, quando a Terra alcança o ponto de sua órbita mais distante do Sol) ocorrerá em 4 de julho, às 7h10 UTC (4h10 em Brasília). Neste ponto, o nosso planeta estará a 152 milhões de km do Sol e atingirá a sua menor velocidade do ano.

2. Dois eclipses solares parciais 

Serão 2 eclipses solares parciais (quando a Lua cobre apenas uma parte do Sol): um em 30 de abril e outro em 25 de outubro. Um eclipse solar só pode ser observado com um filtro especial ou olhando para o reflexo do Sol. 

O fenômeno de abril será visível em quase todo o sudeste do Oceano Pacífico e no sul da América do Sul (principalmente no Chile e na Argentina) logo após o nascer do sol. 3 de 5 

O de outubro será melhor visto em partes da Rússia e do Cazaquistão, mas se o tempo permitir também poderá ser apreciado na maior parte da Europa, no norte da África e no Oriente Médio.

3. 3 planetas agrupados 

Vênus, Marte e Saturno vão se agrupar no fim de março, segundo o site AccuWeather. Os três planetas estarão extremamente próximos antes do nascer do Sol, no mesmo campo de visão de alguns telescópios e binóculos, durante as últimas duas semanas do mês. 

4. 5 planetas alinhados 

No fim de junho, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno se alinharão em ordem (os 5 planetas são brilhantes o suficiente para serem vistos a olho nu, segundo o AccuWeather). O raro alinhamento acontecerá pouco antes do nascer do Sol, em 24 de junho, e a lua crescente também estará alinhada aos planetas, brilhando entre Vênus e Marte.

5. 10 chuvas de meteoros 

Serão dez chuvas de meteoros relevantes:

- Quadrantids: ativa de 26 de dezembro de 2021 a 16 de janeiro de 2022 (pico para visualização do fenômeno: de 2 a 3 de janeiro). 
- Lyrids: ativa de 15 a 29 de abril (pico: de 21 a 22 de abril). 
- Eta Aquariids: ativa de 15 de abril a 27 de maio (pico: de 4 a 5 de maio). 
- Tau Herculids: potencialmente ativa entre o fim de maio e o início de junho (pico: possivelmente de 29 a 31 de maio). 
- Delta Aquáridas: ativa de 18 de julho a 21 de agosto )pico: de 29 a 30 de julho). 
- Perseidas: ativa de 14 de julho a 1º de setembro (pico: de 11 a 12 de agosto). 
- Orionids: ativa de 26 de setembro a 22 de novembro (pico: de 20 a 21 de outubro). 
- Leônidas: ativa de 3 de novembro a 2 de dezembro (pico: de 17 a 18 de novembro). 
- Geminidas: ativa de 4 a 17 de dezembro (pico: de 13 a 14 de dezembro). 
- Ursids: ativa de 17 a 26 de dezembro (pico: de 22 a 23 de dezembro)

6. Lua negra, 2 eclipses lunares totais e 3 superluas 

A "lua negra" é o contrário da "lua azul" e neste ano ocorrerá em 30 de abril. Enquanto a "lua azul" é a segunda lua cheia em um mesmo mês, a "lua negra" é a segunda lua nova pelo mesmo critério. 

Mas ela não pode ser vista, mesmo com um telescópio, pois a lua nova é quando o lado iluminado do satélite está "de costas" para a Terra. Mas o fenômeno ajuda na observação das estrelas. 

Serão 2 eclipses lunares totais: um entre 15 e 16 de maio, quando a lua ficará vermelha durante a noite, e o outro em 8 de novembro, antes do nascer do Sol. O eclipse de maio será totalmente visível na América do Sul, segundo a Nasa, ao contrário do fenômeno de novembro. 

E teremos 3 superluas: em 14 de junho, 13 de julho e 12 de agosto. A "superlua" ocorre na lua cheia perto do perigeu (quando ela está mais próxima da Terra), o que resulta em uma lua cheia ligeiramente maior e mais brilhante do que as demais..
Fonte: G1.

Brazilian Space


Comentários