Divisão de Suporte Tecnológico (SUTEC) do IEAv, Desenvolve e Entrega Câmara de Combustão a Volume Constante para o ITA
Olá leitor!
Segue uma nota postada ontem (17/06) no site do Instituto
de Estudos Avançados (IEAv) destacando que a Divisão de
Suporte Tecnológico (SUTEC) deste instituto desenvolveu
e entregou uma "Câmara de Combustão a Volume Constante" para o Instituto Tecnológico
de Aeronáutica (ITA).
Duda Falcão
A Divisão de Suporte Tecnológico
(SUTEC),
Desenvolve e Entrega Câmara de Combustão
a Volume Constante
para o ITA
Publicado em 17 de junho de 2015
A
câmara de combustão a volume constante foi projetada em conjunto com o ITA e a
SUTEC/IEAv, e construída na oficina mecânica desta última. Atualmente está
sendo testada e validada no laboratório de combustão, propulsão e energia, LCPE
do ITA.
De
forma geral, este projeto de pesquisa visa realizar estudos em motores de
combustão interna operando com biocombustíveis, como por exemplo, biogás e gás
de gaseificação de madeira. Pretende-se que os resultados sejam utilizados como
parâmetros de modificações de motores de combustão interna para aplicação em
motogeradores para que esses possam operar de forma mais eficiente, gerando
menos emissões e menor custo quando usarem biocombustíveis.
Os
parâmetros que devem ser estudados individualmente são os seguintes: velocidade
de propagação de chama, temperatura de chama, formação de fuligem e limites de
flamabilidade. Para isso é necessário realizar o ensaio em local que simule um
cilindro de um motor de combustão interna instrumentado para monitorar os parâmetros
de interesse. Com essa visão foi projetada uma câmara de combustão a volume
constante, dotada de janelas ópticas, transdutor de pressão e termopar capazes
de suportar pressões máximas de até 35 bar. As janelas ópticas permitem a
visualização dos eventos e a aplicação de técnicas ópticas entre as quais a
técnica schlieren, PLIF (planar laser induced fluorescence), PIV (particle
image velocimetry), LII (laser induced incandescence) e visualização direta com
câmera de alta velocidade. Serão estudadas chamas laminares de misturas de
biocombustíveis gasosos e ar. Os biocombustíveis serão simulados a partir de
gases puros de CO, CO2, H2, N2 e CH4.
A
câmara de combustão a volume constante assim como os motores onde serão
validadas as observações experimentais obtidas nesta primeira etapa são
apoiados pelo projeto FAPESP 2010/51315-3. Os ensaios no motor serão realizados
no LCPE – ITA após instalação e comissionamento que iniciarão em julho de 2015.
Câmara de Combustão a Volume Constante desenvolvida pelo IEAv. |
Fonte: Site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv)
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