O ACDH da INVAP para a PMM - Notícias


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje 16/09 no blog “Panorama Espacial” do companheiro jornalista "André Mileski" abordando o contato que o mesmo fez com o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Gilberto Câmara, e com o coordenador de Engenharia e Tecnologia Espacial, Mário Quintino, a fim de obter informações sobre o atua situação do ACDH da PMM.

Duda Falcão

Atualizações Sobre o ACDH da PMM

André Mileski

Esta semana, o blog entrou em contato com o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Gilberto Câmara, e com o coordenador de Engenharia e Tecnologia Espacial, Mário Quintino, a fim de obter informações sobre o atual status da contratação do Subsistema de Controle de Atitude e Supervisão de Bordo (ACDH, sigla em inglês), para a Plataforma Multimissão (PMM), fechada no início deste ano com a empresa argentina INVAP (para saber mais, leiam a postagem “Entrevista com Gilberto Câmara – Parte II”, de março deste ano).

Segundo Quintino, o INPE mantém uma equipe de até oito pessoas nas instalações da INVAP em Bariloche, envolvidas no processo de transferência de tecnologia por meio da estratégia “on job training”. Conforme a necessidade, o Instituto também envia à empresa argentina missões para tratar de pontos específicos, referentes, por exemplo, à interface do ACDH com o satélite de observação Amazônia-1, que será a primeira missão a utilizar a PMM.

De acordo com os dirigentes do INPE, o contrato segue conforme o planejado. “Em linhas gerais, a relação com a INVAP é excelente, e eles estão cumprindo todos os itens do contrato", afirmou Gilberto Câmara. "Tudo indica que a escolha da INVAP foi acertada e que finalmente saímos de um impasse que durou mais de 10 anos. Finalmente, o INPE terá todo o conhecimento necessário para fazer o ACDH dos próximos satélites do Programa Espacial Brasileiro", completou.

"O modelo implementado, a meu ver, atenderá plenamente nossos anseios de ganho de conhecimento em todo o conteúdo da tecnologia de ACDH", destacou Quintino.


Fonte: Blog Panorama Espacial - André Mileski

Comentário: Mais uma vez o companheiro jornalista André Mileski nos traz grandes notícias, agora sobre esse Subsistem de Controle de Atitude e Supervisão de Bordo (ACDH), tão importante para as pretensões do PEB com relação à PMM e aos satélites que utilizarão essa plataforma como base. Confesso que se esse processo tivesse sido melhor conduzido, esse subsistema poderia esta sendo desenvolvido aqui no Brasil, no entanto, é bom saber que o mesmo esta dentro do cronograma estabelecido e que provavelmente não sofrerá atrasos e que a tecnologia esta sendo transferida como planejado.

Comentários