FAB Publica Nota em Sua Página no 'LinkedIn' Dando a Entender Ter Iniciado no CLBI a Tão Aguardada 'Operação Potiguar'
Prezados leitores e leitoras do BS!
A outrora gloriosa Força Aérea Brasileira (FAB) publicou ontem (27/05), em sua página oficial no LinkedIn, uma nota dando entender — com direito à imagem abaixo — o início da tão aguardada Operação Potiguar Fase 02, realizada no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim-RN.
A operação tem como principal objetivo a qualificação em voo da "Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM)", um projeto de desenvolvimento conduzido pela empresa 'Old Space' "Orbital Engenharia", que se arrasta há quase duas décadas. Se tudo correr como o previsto, finalmente teremos a certificação de um equipamento essencial para nossas atividades espaciais suborbitais.
Mas ficam aqui algumas questões pertinentes:
* E se a plataforma falhar novamente? Será que, desta vez, a FAB, a Orbital Engenharia e o Governo serão transparentes com a sociedade — ou irão repetir a mentira que vimos em outubro de 2022, após o frustrado voo da Operação Santa Branca?
* E se a plataforma for, enfim, qualificada com sucesso? Teremos continuidade? Haverá uma sequência de voos suborbitais para atender ao Programa Microgravidade da Piada Espacial Brasileira (AEB) ou para dar vazão a eventuais iniciativas comerciais da Orbital ou do Desatino ALADA? Ou tudo não passará de mais um episódio isolado, sem plano de longo prazo, não justificando como sempre os anos de investimentos públicos despejados nesse projeto?
Seguimos acompanhando — porém com muito ceticismo — para ver se, desta vez, a história será diferente.
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários
Postar um comentário