Ministério da Defesa Argentino Anuncia o Lançamento Bem Sucedido do Foguete Suborbital MET1-SO Escorpio
Caros leitores e leitoras do BS!
O Blog Brazilian Space vem alertando há muitos anos: se o Brasil não trata-se com seriedade o desenvolvimento da área espacial, especialmente no setor de foguetes lançadores, correríamos o risco de perder também esse protagonismo para a Argentina — como já ocorreu na área de satélites.
Nos últimos dias, temos recebido e publicado no BS (veja aqui e aqui) diversas notícias enviadas por nosso irmão Martin Marteletti, um dos apoiadores da causa espacial da Argentina, sobre os avanços significativos da startup TLON SPACE e da empresa estatal VENG. Empresas estas que estão se destacando na área de veículos lançadores. Faltavam, até então, informações sobre como a Força Aérea Argentina (FAA) está conduzindo suas próprias iniciativas nesse campo. Mas agora isso também veio à tona.
Ontem (22/05), a página oficial do Ministério da Defesa da Argentina no X (antigo Twitter) divulgou uma nota importante, mostrando que a FAA está, sim também, ativa no desenvolvimento de tecnologias aeroespaciais, veja abaixo:
Enquanto isso, na República das Bananas, nossa outrora gloriosa Força Aérea Brasileira (FAB) tem se envolvido infelizmente para o país com iniciativas estúpidas, como a distorcida "Lei Geral do Espaço" e o "Desatino ALADA".
É lamentável. O que vemos do lado Argentino é um exemplo de comprometimento com resultados concretos, prestando contas à população — os verdadeiros financiadores do seu programa espacial. Já no Brasil, prevalecem discursos vazios, iniciativas mal planejadas e um cenário dominado por interesses oportunistas, frequentemente promovidos por meio de narrativas distorcidas na mídia, que visam mais a autopromoção do que o progresso real do setor.
Infelizmente brasileiros amantes do espaço, essa é a nossa realidade. Estamos desperdiçando oportunidades e comprometendo nosso futuro. Haverá consequências para essa omissão — e elas já estão batendo à porta.
Aos estúpidos e irresponsáveis "Cabeças de ovo" brasileiros, parabéns, vocês conseguiram.
Avante ARGENTINA!
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!
%20Ministerio%20de%20Defensa%20(@MinDefensa_Ar)%20_%20X.png)
Comentários
Postar um comentário