O KC-390 da Embraer é Apresentado à NASA Como Possível Plataforma de Apoio a Missões Espaciais
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Foto: Divulgação Embraer.
No dia 4 de maio, o portal AEROIN noticiou que a Embraer apresentou o avião de transporte militar KC-390 à NASA, com o objetivo de posicioná-lo como uma potencial plataforma de apoio a futuras missões espaciais.
Segundo a publicação, o cargueiro multimissão KC-390 Millennium foi o destaque de uma demonstração realizada no Kennedy Space Center (KSC), na Flórida. A apresentação contou com a participação da equipe Operator Solutions Rescue e evidenciou a versatilidade operacional da aeronave.
O evento reuniu representantes da NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos), autoridades estaduais e empresas da região conhecida como Space Coast. Conforme antecipado pelo AEROIN, o KC-390 realizou um voo de Tampa até a histórica Pista de Pouso dos Ônibus Espaciais, sendo a primeira aeronave fabricada no Brasil a pousar nesse local simbólico.
Foto: Divulgação Embraer.
Durante a visita, foram destacados os principais diferenciais do KC-390, como seu desempenho avançado, alta capacidade de carga e baixos custos operacionais — características que o tornam uma opção atraente para missões de resgate e operações logísticas no setor aeroespacial.
A iniciativa foi organizada em parceria com a Space Florida, entidade que promove o desenvolvimento da indústria aeroespacial no estado e que recebeu reconhecimento da Embraer pela acolhida e apoio ao evento.
Foto: NASA/Garon Clark
Até o mês passado, a NASA operava uma única aeronave Hércules (modelo C-130H, matrícula N436NA), utilizada em missões de pesquisa e transporte de cargas volumosas. O avião foi transferido para o CAL FIRE, serviço de combate a incêndios florestais da Califórnia, e ainda não há definição oficial sobre sua substituição. No entanto, o KC-390 surge como um forte candidato a ocupar essa posição estratégica.
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Seria talvez via a parceira Sierra Nevada (em uma venda do A-29 supertucano), mas naquela ocasião a operadora utiliza a aeronave fora dos EUA? Há edital aberto/previsto? O que faria a NASA optar por uma solução estrangeira em tempos de corte de gastos e ainda mais forte preferência nacional do governo federal dos EUA?
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