O Mega-Foguete Starship 9 da SpaceX é Finalmente Liberado Pela FAA dos EUA Para Lançamento

Caros leitores e leitoras do BS!
 
Credito: Space Daily

É festa, é festa, é festa para os Muskeiros de plantão e entre eles o Prof. Rui Botelho. No dia de ontem (22/05), o portal Space Daily noticiou que finalmente a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) havia aprovado o lançamento do Starship 9 da SpaceX após duas falhas em missões anteriores que paralisaram o programa por meses.
 
"A FAA conduziu uma revisão abrangente de segurança sobre o incidente com o voo Starship 8 e determinou que a empresa abordou satisfatoriamente as causas do problema. Portanto, o veículo Starship pode voltar a voar", disse a FAA em um comunicado.
 
A FAA afirmou que levou em conta diversos fatores ao autorizar o retorno do Starship ao espaço, incluindo segurança pública, detritos não planejados e o desempenho dos sistemas considerados "críticos para a segurança" da nave.
 
Foi exigido que a SpaceX tenha uma apólice de seguro de US$ 550 milhões para cobrir uma possível área de risco que se estende por 1.600 milhas a partir da base de lançamento em Starbase, Texas, passando pelo Estreito da Flórida, incluindo as Bahamas e Turks & Caicos. A missão Starship 7, em janeiro, explodiu minutos após o lançamento, espalhando destroços em chamas no Golfo do México.
 
A zona de risco para o próximo lançamento é duas vezes maior que a criada para a missão fracassada Starship 8 em março. A FAA também exigiu que o Starship 9 seja lançado fora dos horários de pico do tráfego aéreo. A falha da missão Starship 8 interrompeu o tráfego aéreo comercial na Flórida ao sair da rota e perder o controle poucos minutos após o lançamento.
 
A duplicação da área de risco se deve, em parte, aos planos para que o Starship 9 utilize o impulsionador de combustível reutilizável da primeira fase da SpaceX, conhecido como Super Heavy, que está programado para retornar ao local de lançamento. Lá, ele deverá ser capturado por um par de braços — conhecidos como “hashis” — e reutilizado em futuras missões.
 
A SpaceX ainda não anunciou uma data oficial de lançamento, mas o site Space.com informou que o fechamento do espaço aéreo na região sugere que ele possa ocorrer em 27 de maio.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários