A Lockheed Martin Entregou Para NASA Concluída à Espaçonave Orion da 'Missão Artemis 2'

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Crédito: NASA
A NASA e a Lockheed Martin marcaram a entrega da espaçonave Orion para a missão Artemis 2 no dia 1º de maio.

No dia de ontem (02/05), o portal SpaceNews noticiou que a Lockheed Martin entregou formalmente à NASA, no dia 1º de maio, a Espaçonave Orion destinada à Missão Artemis 2, mantendo essa missão no cronograma para lançamento no início de 2026.
 
De acordo com a nota do Portal, a NASA recebeu a espaçonave Orion no Centro Espacial Kennedy, assinando a documentação que marca a conclusão do trabalho da Lockheed na montagem da espaçonave. A partir de agora, a responsabilidade pelo veículo passa para o programa de Sistemas de Solo de Exploração (EGS).
 
O EGS levará a Orion para instalações de processamento no centro para carregar consumíveis como propelente, água e oxigênio, seguido pela instalação do sistema de aborto de lançamento. Depois, a Orion será levada ao Edifício de Montagem de Veículos para ser integrada ao foguete Space Launch System, que está atualmente em montagem no local.
 
“Hoje foi um grande passo dado pela Lockheed Martin — realmente, eu acho, para toda a iniciativa Artemis — rumo ao retorno à Lua e à colocação de mais pegadas por lá,” disse Kirk Shireman, vice-presidente de exploração espacial tripulada e gerente do programa Orion na Lockheed Martin, em uma ligação com repórteres sobre a entrega da Orion à NASA.
 
Essa Orion levará quatro astronautas da NASA e da Agência Espacial Canadense ao redor da Lua em uma missão de 10 dias, sendo o primeiro voo tripulado além da órbita terrestre desde a missão Apollo 17, em 1972. O lançamento está previsto para ocorrer até abril de 2026.
 
Esta espaçonave Orion inclui sistemas que não estavam presentes na missão não tripulada Artemis 1, realizada no final de 2022, incluindo aqueles necessários para o suporte à tripulação. Shireman disse que a montagem da Orion para Artemis 2 foi “muito mais rápida” do que para a Artemis 1, mas não especificou o quanto.
 
A missão Artemis 2, inicialmente prevista para o final de 2024, foi adiada devido a uma investigação sobre a erosão do escudo térmico da Orion observada na Artemis 1. A NASA decidiu, em dezembro, usar o escudo térmico como está na Orion da Artemis 2, mas modificará a formulação do material Avcoat para os escudos das missões Artemis 3 e posteriores.
 
O fator que mais impactou o cronograma de entrega da Orion da Artemis 2 foi a substituição das baterias da espaçonave. Shireman disse que a Lockheed recebeu as novas baterias no final de novembro e início de dezembro, mas uma das quatro precisou ser trocada. “O maior gargalo foram as baterias,” afirmou.
 
Quando a Lockheed recebeu as novas baterias, o cronograma previa a entrega da Orion no final de maio. “Acho que estamos extremamente, extremamente orgulhosos não apenas de termos cumprido, mas de termos adiantado essa data,” disse ele, antecipando a entrega em quase um mês. “Isso é algo fenomenal em uma espaçonave tão complexa como esta.”
 
A Lockheed agora concentra seus esforços na Orion da missão Artemis 3, cuja entrega à NASA está prevista para o outono de 2026. “Estamos atrasados neste momento, mas eu diria que não é um atraso irrecuperável,” disse ele, observando que a empresa passará a operar em três turnos para recuperar o tempo.
 
Isso inclui o trabalho no escudo térmico da Artemis 3, que usará a nova formulação de Avcoat, com maior permeabilidade para evitar que gases fiquem presos e provoquem a quebra do material. “Já temos todos os 106 blocos” de Avcoat que serão usados no escudo térmico, disse Shireman, “e vamos começar a aplicá-los na segunda-feira.”
 
A Lockheed continua buscando maneiras de acelerar a montagem da espaçonave Orion e reduzir os custos. “Queremos atingir o ritmo de um voo por ano. Ainda não chegamos lá,” afirmou. “Queremos chegar, e achamos que é uma meta alcançável.”
 
Esse esforço para acelerar a produção da Orion, no entanto, ocorre enquanto a nova administração considera mudanças na arquitetura geral do programa Artemis. Jared Isaacman, indicado para ser administrador da NASA, afirmou em sua audiência de confirmação em 9 de abril que está comprometido com a arquitetura atual no curto prazo, mas que ela não é “a maneira ideal de ir e voltar da Lua e de Marte com grande frequência.” Isso poderia incluir a substituição do Space Launch System por veículos comerciais.
 
“A maneira mais rápida de levar americanos de volta à Lua — queremos vencer os chineses — é lançando a Artemis 3 no SLS,” disse Shireman. Ele acrescentou, no entanto, que está aberto a considerar alternativas ao SLS, como o New Glenn da Blue Origin, para o lançamento da Orion.
 
“Você poderia lançar a Orion em outro veículo, como o New Glenn? Acredito que sim,” afirmou. Seriam necessárias modificações, mas “nada extremamente difícil” de implementar.
 
“Se a administração quiser modificar a arquitetura, estaremos felizes em colaborar com ela para alcançar seus objetivos,” concluiu.
 
Brazilian Space
 
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