Lançamento do Foguete PSLV Falha Com Satélite Indiano de Imageamento Por Radar

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Crédito: ISRO
Um PSLV decolou em 17 de maio (horário dos EUA) transportando o satélite de imageamento por radar EOS-09, mas um problema com o terceiro estágio impediu que ele alcançasse a órbita.

No dia de ontem (17/05), o portal SpaceNews noticiou a falha de um lançamento indiano que transportava um satélite de imageamento por radar. O problema ocorreu durante o terceiro estágio do foguete, impedindo que a carga útil alcançasse a órbita prevista.
 
De acordo com a nota do portal, um Foguete de Lançamento de Satélites Polares (PSLV) decolou do Centro Espacial Satish Dhawan às 20h29, horário da Costa Leste dos EUA. Sua carga útil era o Satélite de Imageamento Por Radar EOS-09.
 
O lançamento parecia ocorrer conforme o planejado até pouco mais de seis minutos após a decolagem, durante a queima do terceiro estágio, movido a combustível sólido. Por volta de T+366 segundos, os dados de telemetria mostraram uma desaceleração na velocidade do veículo, desviando do perfil planejado. A transmissão ao vivo do lançamento pela agência espacial indiana ISRO cortou a exibição da telemetria alguns segundos depois.
 
 
"Até o segundo estágio, o desempenho foi bastante normal. O motor do terceiro estágio iniciou perfeitamente, mas durante seu funcionamento observamos uma anomalia, e a missão não pôde ser concluída," disse V. Narayanan, presidente da ISRO, menos de 10 minutos depois. Ele não detalhou a natureza da “observação” mencionada nem forneceu outras informações, embora mais tarde tenha dito à mídia indiana que houve uma queda na pressão da câmara no terceiro estágio.
 
Essa foi a primeira falha do PSLV desde agosto de 2017, quando a carenagem de proteção da carga não se separou durante o lançamento de um satélite de navegação, impedindo que ele atingisse a órbita. As únicas outras falhas do PSLV ocorreram nos primeiros lançamentos do foguete na década de 1990, incluindo seu voo inaugural em 1993 e uma falha parcial em sua primeira missão operacional em 1997.
 
O PSLV é considerado há muito tempo o “cavalo de batalha” do programa espacial da Índia, embora tenha realizado pouco mais de 60 lançamentos em sua história. Este foi o primeiro lançamento do PSLV em 2025, após três lançamentos em cada um dos últimos três anos.
 
A carga útil, o satélite EOS-09, é idêntica ao satélite EOS-04 lançado em 2022. O satélite pesava quase 1.700 quilos no lançamento e carregava uma carga de radar de abertura sintética (SAR).
 
“O EOS-09 foi projetado para fornecer dados contínuos e confiáveis de sensoriamento remoto para aplicações operacionais em vários setores”, disse a ISRO antes do lançamento, mas forneceu poucos outros detalhes sobre o satélite. O EOS-04 era amplamente visto como um satélite de apoio às forças armadas indianas, além de aplicações civis.
 
Para aqueles que desejam acompanhar ao vivo e em português como foi o lançamento desse foguete indiano, recomendamos o "Canal Homem do Espaço" do nosso amigo Junior Miranda. A transmissão pode ser acessada através do link abaixo.
 

Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários