Será Que em no Nosso Sistema Solar Pode Existir um Nono Planeta? Astrônomos Podem Ter Confirmado Essa Possível Existência."
Caros leitores e leitoras do BS!
No dia 2 de maio, o portal ABC News noticiou que o Sistema Solar pode, de fato, ter nove planetas. Segundo a reportagem, astrônomos podem ter encontrado evidências que confirmam a possível existência desse misterioso nono planeta.
De acordo com a matéria do portal, pesquisadores afirmam que nosso sistema solar pode ter, sim, um nono planeta.
A possibilidade de que um planeta adicional esteja escondido nas profundezas do sistema solar foi considerada há mais de um século. Mas astrônomos podem ter encontrado novas evidências que apontam para um corpo celeste que poderia ser um possível candidato ao “Planeta Nove”, segundo um novo artigo aceito para publicação na Publications of the Astronomical Society of Australia, mas ainda não revisado por pares.
O candidato oculto provavelmente tem o tamanho de Netuno e está tão distante que pode levar entre 10.000 e 20.000 anos para orbitar o Sol, de acordo com o estudo.
Duas pesquisas de infravermelho profundo realizadas com 23 anos de intervalo mediram o movimento orbital do objeto. Em 1983, o satélite de astronomia infravermelha IRAS pesquisou o universo por um ano. Em 2006, a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão lançou o satélite infravermelho AKARI, que permaneceu ativo até 2011.
Pesquisadores de uma Universidade em Taiwan compararam objetos observados no banco de dados do IRAS com os dados obtidos pelo AKARI para verificar se havia movimentos dentro desse intervalo de tempo.
Crédito: Lance Hayashida/Caltech
O candidato a Planeta Nove apresentou uma pequena quantidade de movimento, o que pode significar que avançou um pouco em sua órbita ao redor do Sol.
Uma das evidências mais fortes que apontam para a existência de um planeta nas regiões exteriores do sistema solar é a atividade dentro do Cinturão de Kuiper — um agrupamento incomum de corpos gelados, incluindo cometas e planetas anões — que se estende de Netuno em direção ao espaço interestelar.
Seis objetos conhecidos no Cinturão de Kuiper têm órbitas elípticas apontando na mesma direção. Além disso, objetos do Cinturão de Kuiper orbitam em direção oposta ao restante do sistema solar, segundo a NASA. Isso poderia ser resultado da atração gravitacional de um planeta próximo, disseram os pesquisadores.
Além disso, o objeto reflete apenas uma quantidade fraca de luz solar, o que reforça a possibilidade de que seja, de fato, um planeta, segundo o estudo.
Crédito: Caltech/R. Hurt (IPAC)
![]() |
| Esta é uma visão distante do Planeta Nove em direção ao Sol. Acredita-se que o planeta seja gasoso, semelhante a Urano e Netuno. Raios hipotéticos iluminam o lado noturno. |
A União Astronômica Internacional rebaixou a classificação de Plutão para planeta anão em 2006, principalmente porque outros objetos podem cruzar sua órbita. Plutão era anteriormente considerado o nono planeta do sistema solar, mas a nova definição de planeta exige que o corpo celeste tenha gravidade suficiente para limpar sua órbita de outros corpos.
Atualmente, existem várias linhas de evidência observacional apontando para a existência do Planeta Nove, segundo a NASA.
As pesquisas, no entanto, não forneceram dados suficientes para determinar toda a órbita do candidato a planeta, o que significa que mais observações serão necessárias, disseram os pesquisadores.
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!


Comentários
Postar um comentário